Quem chegou na etapa mundial do Neymar Jrs. Five pode se considerar, sem exagero, como um privilegiado. O merecimento para estar na última fase do campeonato que acontece no Instituto do craque brasileiro, na Praia Grande (SP), veio com a confirmação para disputar partidas com jogadores de várias partes do mundo.
Entre esta sexta e sábado, o torneio terá a presença de representantes de mais de 40 países, entre 16 e 25 anos (cada time pode ter, no máximo, dois atletas acima da idade-limite), em busca do título em disputas que lembram o futebol de rua: cinco pra cada lado, gols pequenos e sempre em busca de balançar as redes com poucos toques. A cada gol sofrido, uma equipe perde um jogador. A partida termina com cinco gols para um dos lados ou ao final de dez minutos.
Na quarta edição do torneio, o Brasil estará representado por dois times. Na categoria mista, os Guri, de Porto Alegre, garantiu vaga após o título nacional. O mesmo caminho foi percorrido pelo Resenha 013, que está na categoria feminina, atual bicampeão brasileiro e que defendem o título mundial do ano passado.
Os campeões, que serão conhecidos neste sábado, ganham o direito de bater uma bola, após levantar a taça, contra um time de celebridades convocadas por Neymar. Entre as presenças já confirmadas, estão Amandinha, considerada a melhor jogadora de futsal do mundo, além de atletas da seleção brasileira feminina de futebol como Cristiane e Andressa Alves.
Ao contrário dos outros anos, Neymar estará presente mas não jogará o bate-bola festivo em virtude da lesão no tornozelo sofrida na véspera da Copa América.
De quebra, os vencedores levam uma viagem para conhecer, de perto, o craque em passeio pela Europa. Esta será a segunda vez que as meninas foram contempladas com uma categoria só para elas. Ao todo, mais de 100 mil jogadores, divididos em 30 mil times, se inscreveram na competição em 2019.
* repórter viajou a convite da organização do evento
Serviço:
Red Bull Neymar Jr's Five
Datas/horários:
Sexta (12), das 10h às 17h (horário de Brasília)
Sábado (13), das 9h às 15h (horário de Brasília)