15/10/08
15h19

Fórmula 1 estuda mudanças e redução dos custos

15/10/08 - 15h19

A Associação das Equipes de Fórmula 1 (FOTA) estudará em Xangai, onde será disputado o Grande Prêmio da China, penúltima prova do Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2008, um novo formato para as corridas, como redução do tempo das provas, com o fim das paradas para reabastecimento.

Acabar com as paradas nos boxes para reabastecimento, levará obrigatoriamente a um encurtamento das provas, segundo o site da revista Autosport.

Essa proposta surgiu depois dos vários problemas ocorridos este ano, como o de Felipe Massa no Grande Prêmio de Cingapura. Por um erro de um dos mecânicos da Ferrari, Massa, que liderava a corrida, saiu dos boxes com a mangueira ainda presa a seu carro.

Essa decisão acarretará uma mudança no desenho dos carros, sobretudo, levando em conta o espaço dos tanques de gasolina.

O diretor-executivo da McLaren-Mercedes, Martin Whitmarsh, segundo o site, confirmou que a FOTA poderá decidir na China pela introdução de mudanças no formato do final de semana, que incluiriam também os treinos livres de sexta-feira.

"Estamos examinando o formato da corrida e dos treinos", declarou. "Acredito que há algumas boas idéias, que poderão mudar o formato da corrida e de todo o fim de semana".

"Espero que todos juntos alcancemos um acordo para ver como podemos fazer as mudanças de maneira positiva. Temos que ter cuidado e fazer as mudanças que mantenham a autencidade da Fórmula 1, o que é muito importante", acrescentou.

"Temos que olhar a agenda das sextas-feiras e decidir como pode ser mais atrativa, mais espetacular, e contar com um pouco de competitividade nesse dia. Vamos revisar o que fazemos nos sábados e nos domingos para ver se podemos fazer que seja um pouco menos previsível", explicou Whitmarsh.

A Fórmula 1, preocupada pelos enormes custos do campeonato em um momento economicamente duro em todo o mundo, anunciou previamente que neste fim de semana estudará também uma maneira de diminuir seus gastos.

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000