F1

Fórmula 1 estuda mudanças e redução dos custos

Redação O Tempo


Publicado em 15 de outubro de 2008 | 15:19
 
 
 
normal

A Associação das Equipes de Fórmula 1 (FOTA) estudará em Xangai, onde será disputado o Grande Prêmio da China, penúltima prova do Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2008, um novo formato para as corridas, como redução do tempo das provas, com o fim das paradas para reabastecimento.

Acabar com as paradas nos boxes para reabastecimento, levará obrigatoriamente a um encurtamento das provas, segundo o site da revista Autosport.

Essa proposta surgiu depois dos vários problemas ocorridos este ano, como o de Felipe Massa no Grande Prêmio de Cingapura. Por um erro de um dos mecânicos da Ferrari, Massa, que liderava a corrida, saiu dos boxes com a mangueira ainda presa a seu carro.

Essa decisão acarretará uma mudança no desenho dos carros, sobretudo, levando em conta o espaço dos tanques de gasolina.

O diretor-executivo da McLaren-Mercedes, Martin Whitmarsh, segundo o site, confirmou que a FOTA poderá decidir na China pela introdução de mudanças no formato do final de semana, que incluiriam também os treinos livres de sexta-feira.

"Estamos examinando o formato da corrida e dos treinos", declarou. "Acredito que há algumas boas idéias, que poderão mudar o formato da corrida e de todo o fim de semana".

"Espero que todos juntos alcancemos um acordo para ver como podemos fazer as mudanças de maneira positiva. Temos que ter cuidado e fazer as mudanças que mantenham a autencidade da Fórmula 1, o que é muito importante", acrescentou.

"Temos que olhar a agenda das sextas-feiras e decidir como pode ser mais atrativa, mais espetacular, e contar com um pouco de competitividade nesse dia. Vamos revisar o que fazemos nos sábados e nos domingos para ver se podemos fazer que seja um pouco menos previsível", explicou Whitmarsh.

A Fórmula 1, preocupada pelos enormes custos do campeonato em um momento economicamente duro em todo o mundo, anunciou previamente que neste fim de semana estudará também uma maneira de diminuir seus gastos.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!