15/10/08
11h24

Massa deixa para trás as polêmicas e pensa apenas na disputa com Hamilton

15/10/08 - 11h24

 XANGAI, China (AFP) - O brasileiro Felipe Massa driblou todos os assuntos polêmicos nesta quarta-feira em Xangai, onde acontece o penúltimo GP da temporada no próximo domingo, para falar apenas da briga com o britânico Lewis Hamilton pelo título do Mundial de Fórmula 1. A disputa entre Massa e Hamilton, com o britânico liderando o Mundial com cinco pontos a mais que o brasileiro a duas corridas do fim da temporada, virou polêmica quando o piloto da Ferrari alegou inocência no toque que teve com a McLaren de Hamilton domingo passado no Japão.

Para alguns Massa tocou no carro do britânico de propósito na segunda volta no circuito de Monte Fuji. Porém, o brasileiro, que foi penalizado na prova com uma passagem pelos boxes por ser considerado culpado da colisão, negou uma batida deliberada no início da semana e nesta quarta-feir se limitou a dizer que ficou feliz com o sétimo lugar no Japão. "O Grande Prêmio do Japão de domingo passado foi sem dúvida interessante. Sempre é importante pontuar mais que seus principais rivais nesta fase do campeonato, quando restam apenas duas provas. Então, podemos ficar felizes por ter conseguido".

Com o sétimo lugar no Grande Premio do Japão, Masa chegou aos 79 pontos e ficou a cinco do líder Hamilton, que não pontuou com seu 12º. "Mas continuam restando estes cinco pontos e temos que fazer ainda melhor, mas acredito que o resultado do Japão foi melhor que nada", acrescentou Massa, que negou ter problemas com Hamilton. "Tenho uma boa relação com Lewis e nunca farei nada para destruir algo de propósito", declarou. "Esta é a verdade".

A Ferrari tem resultados melhores em Xangai que a McLaren, pois venceu três das quatro provas disputadas na China, mas o brasileiro sabe que tem que fazer uma grande prova para alcançar Hamilton. "Ano passado em Xangai terminei em terceiro em uma prova que começou na chuva. Fiz uma corrida muito boa e espero ser ainda melhor desta vez. Gosto do circuito e acredito que o carro vai se sair bem. Assim certamente tentaremos acabar nos dois primeiros lugares", comentou Massa a respeito do companheiro de equipe, o finlandês Kimi Raikkonen.

O finlandês, atual campeão do mundo de Fórmula 1, criticou nesta quarta-feira a McLaren-Mercedes por acabar com suas chances de vitória no Japão, o que o deixou matematicamente fora da disputa do título, e prometeu dar tudo para conseguir uma dobradinha da Ferrari na China. O finlandês foi categórico ao afirmar que poderia ter vencido no circuito de Monte Fuji se não fosse pela tentativa desesperada de Lewis Hamilton de recuperar a liderança que perdera na largada, quando o britânico fechou os dois carros da Ferrari e a McLaren de Heikki Kovalainen na primeira curva. "Eu estava na frente dos outros, como havíamos planejado. E, quando você faz a primeira curva diante dos outros, deveria continuar na posição quando sai da curva. Não tenho idéia do que pensavam os que vinham atrás de mim. Frearam tão tarde que era impossível evitar o caos", explicou.

Hamilton foi punido com uma passagem pelos boxes por obstruir Raikkonen e muitos consideram que ele se tornou um piloto responsável. Raikkonen, que admitiu que não tinha muitas chances de conquistar o bi, afirmou que fará o possível para ajudar o companheiro de equipe na briga pelo título. "Agora vamos ver o que podemos fazer na China, onde venci ano passado. O circuito de Xangai é um traçado muito exigente e gosto muito dele. Nosso objetivo é fazer uma dobradinha. Darei de tudo para ajudar Felipe e a equipe a obter os resultados que buscamos", prometeu Raikkonen.

Felipe Massa luta para dar ao Brasil seu primeiro título mundial de Fórmula 1 desde 1991, com Ayrton Senna. O país conquistou oito títulos na principal categoria do automobilismo mundial: dois com Emerson Fitipaldi (1972 e 1974), três com Nélson Piquet (1981, 1983 e 1987) e três com Ayrton Senna (1988, 1990 e 1991).

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000