Duda Gonçalves
@otempo
22/06/21
14h30

Realidade dura

Formiga lamenta descaso com futebol feminino no Nordeste: ‘tem muitos talentos’

Natural de Salvador, meia retorna ao Brasil para defender a camisa do São Paulo, mas critica a falta de investimentos no futebol feminino nordestino

A jogadora, convocada para Tóquio, vai disputar sua sétima Olímpiada vestindo a camisa da Seleção Brasileira — Foto: Reprodução / SPFC
Duda Gonçalves | @otempo
22/06/21 - 14h30

A jogadora que mais vezes disputou copas do mundo saiu de Salvador, na Bahia, onde atuou por times como  Euroexport e Saad, há vinte e seis anos atrás. Hoje, Formiga retorna ao Brasil para defender a camisa do São Paulo, onde iniciou sua carreira como atleta e lamenta que o futebol feminino no Nordeste não tenha se desenvolvido como nos times do eixo.

“Infelizmente, o nordeste sofre, não somente na situação do futebol feminino. Fico triste com isso pois saí de Salvador, não só eu como a Sissi, com a esperança de estar aqui em São Paulo e com a visibilidade que a gente tem hoje, mudar a história. E isso ainda não aconteceu”, revelou a jogadora.

Dos times do Nordeste, apenas o Bahia figura na Série A-1 do Campeonato Brasileiro Feminino. O time subiu de divisão no ano passado, quando chegou às semifinais da Segunda Divisão, desbancando Athletico-PR e Fortaleza. Esse ano, porém, foi rebaixado novamente. De acordo com Formiga, o problema é maior.

“Espero que a federação acorde para isso, possa ajudar, sei que não parte só dela, que os clubes também possam ter esse interesse, que os presidentes aceitem o futebol feminino de uma maneira legal, que não seja obrigado e que, ao menos, dê oportunidade para essas meninas. sei que em Salvador, na Bahia em si, tem muitos talentos que infelizmente não tem oportunidade de mostrar da maneira correta o seu futebol”, lamentou a jogadora de quarenta e três anos.

O próximo jogo do São Paulo pelo Campeonato Brasileiro será justamente contra o Bahia, na quinta-feira (24), às 15h, no Estádio Joia da Princesa, na Bahia. No confronto, porém, Formiga já tem sua torcida. “E no último jogo contra o meu São Paulo espero que a vitória seja do lado de cá, sem dúvida alguma, mas desejo que o Nordeste possa entrar na vitrine do futebol brasileiro, que ele melhore muito”, declarou.

O São Paulo é o quinto colocado na tabela de classificação, com vinte e seis pontos conquistados, enquanto o Bahia é o lanterna, com apenas quatro pontos. Os times se enfrentam pela décima quinta e última rodada da primeira fase.

Segunda Divisão

No Campeonato Brasileiro A-2, Fortaleza e Ceará estão nas oitavas de final. O Leão do Pici enfrenta o Cresspom, neste domingo (27), às 15h, no Abadião. O Vozão, por sua vez, encara o Botafogo-PB, no domingo, às 16h, no Almeidão, em João Pessoa.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000