Isabelly Morais
@isabellymoraiis
07/05/20
16h34

Tabelinha

Atletas do Coimbra participam de aulas à distância de projeto social de futebol

O Tabelinha, de Contagem, atende quase mil crianças e adolescentes e encontrou uma saída em meio à pandemia

Participantes do projeto Tabelinha já entraram em campo com atletas do Coimbra — Foto: Henrique Chendes/Coimbra Sports
Isabelly Morais | @isabellymoraiis
07/05/20 - 16h34

O projeto Tabelinha, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, atende cerca de 940 crianças e adolescentes. As ações envolvem aulas de futebol de campo gratuitas, atividade interrompida pelas restrições impostas pela pandemia do coronavírus. Para manter a turma ativa, os professores do projeto resolveram gravar vídeo-aulas com exercícios, e para isso contaram com uma ajuda especial.

Os atacantes Bruno Rocha e Igor Oliveira, do Coimbra, gravaram vídeos (veja abaixo) com desafios de controle de bola e embaixadinhas. Já os preparadores físicos Wladimir Braga e Diogo Evaristo, também do clube de Contagem, mandaram vídeos (veja abaixo) com treinamentos específicos de futebol para serem realizados em casa pelas crianças e adolescentes participantes do projeto.

“Através dos vídeos são ministradas as aulas para as crianças. Eles são enviados via WhatsApp para pais e mães, além de serem postados em redes e mídias sociais oficiais da secretaria”, conta Lucas Martins, diretor de futebol da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude de Contagem.

O Tabelinha tem por missão proporcionar o contato de crianças e adolescentes com o futebol, tirando muitas delas das ruas. A faixa etária de assistidos pelo projeto é de 10 a 15 anos, dentre meninos e meninas. Um requisito para participar é ser morador de Contagem. Também, é necessário estar matriculado e ser frequente em instituições públicas de ensino. As aulas do  projeto acontecem em nove campos espalhados por Contagem, sendo duas aulas por semana.

Parceria antiga

Alguns dos quase mil alunos do Tabelinha já entraram em campo como mascotinhos do Coimbra, que manda suas partidas na Arena Independência. Alguns, inclusive, tiveram a oportunidade de ir a um jogo de futebol pela primeira vez na vida justamente por essa iniciativa do clube, que disputa a elite do futebol mineiro pela primeira vez em sua história. 

“Sabemos que as crianças do Tabelinha sempre estão entrando com a gente de mascote nos jogos. Torcem para a gente na arquibancada depois. Então nada melhor que retribuir esse carinho gravando um vídeo para eles nesse momento de quarentena”, pontua o atacante Bruno Rocha, do Coimbra.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000