Especial

Bolsonaro X Globo: a briga chega ao futebol; veja guia para entender polêmica

Time mais rico do Brasil articulou MP com Bolsonaro para peitar a Globo

Por Thiago Nogueira
Publicado em 10 de agosto de 2020 | 05:00
 
 
 
normal

Apesar de ser taxado de autoritário e individualista, o Flamengo conseguiu, em meados de junho, abalar um dos pilares do futebol brasileiro: o quase hegemônico monopólio da TV Globo na compra e exibição dos direitos de transmissão.

Em sintonia com a presidência da República, o rubro-negro articulou a assinatura de Jair Bolsonaro para a Medida Provisória (MP) 984, editada em 18 de junho, que passou aos mandantes a prerrogativa de venda de seus jogos de futebol. Antes, para se transmitir uma partida, uma emissora precisava ter contrato com as duas agremiações.

Leia um guia completo sobre esta polêmica entre Bolsonaro e Globo aqui

Sem aceitar a oferta da Globo por seus direitos no Campeonato Carioca deste ano, o Flamengo, liderado por seu presidente, Rodolfo Landim, foi pra guerra, usando-se da política como arma.

A postura irritou boa parte dos demais clubes brasileiros pela falta de união e diálogo mas, por fim, 35 dos 40 times das Séries A e B do Campeonato Brasileiro assinaram um manifesto a favor do direito do mandante.

Houve consequências imediatas e implicações futuras. Seja assinante e leia este guia completo para entender esta briga entre Globo e Bolsonaro. Há planos a partir de R$ 1,99 por mês. Assine aqui!

Leia um guia completo sobre esta polêmica entre Bolsonaro e Globo aqui

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!