Apesar de ser taxado de autoritário e individualista, o Flamengo conseguiu, em meados de junho, abalar um dos pilares do futebol brasileiro: o quase hegemônico monopólio da TV Globo na compra e exibição dos direitos de transmissão.
Em sintonia com a presidência da República, o rubro-negro articulou a assinatura de Jair Bolsonaro para a Medida Provisória (MP) 984, editada em 18 de junho, que passou aos mandantes a prerrogativa de venda de seus jogos de futebol. Antes, para se transmitir uma partida, uma emissora precisava ter contrato com as duas agremiações.
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Sem aceitar a oferta da Globo por seus direitos no Campeonato Carioca deste ano, o Flamengo, liderado por seu presidente, Rodolfo Landim, foi pra guerra, usando-se da política como arma.
A postura irritou boa parte dos demais clubes brasileiros pela falta de união e diálogo mas, por fim, 35 dos 40 times das Séries A e B do Campeonato Brasileiro assinaram um manifesto a favor do direito do mandante.
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