Belo Horizonte passou por muitas mudanças em relação àquela cidade que os europeus visitaram em 1997. A cidade passou por uma verdadeira transformação. Os gringos hoje chegariam em um Aeroporto Internacional de Confins completamente reformulado, apesar de ser uma obra prometida para a Copa do Mundo de 2014 que só foi ficar totalmente pronta um tempo depois. Outro aspecto diferente no cenário foi a construção da Cidade Administrativa, nova sede do Governo de Minas, que foi inaugurada em 2010.
A cidade também viu sua rede hoteleira ser ampliada e diversas obras de mobilidade foram executadas nesse período. Belo Horizonte recebeu o sistema BRT (Bus Rapid Transit), que foi batizado de Move, que transita nas principais avenidas da cidade, que também passaram por uma reformulação para se adequar ao novo sistema - casos da Antônio Carlos, Cristiano Machado e Pedro II.
As obras do Move foram marcadas por uma tragédia em 2014, quando um viaduto desabou na Avenida Pedro I, causando a morte de duas pessoas. A avenida Pedro I ficou marcada pelo acidente, mas Belo Horizonte ganhou outros novos viadutos em diversos locais da cidade, inclusive no acesso à Avenida Abraão Caram, a que leva ao Mineirão, e viu as reformas da Via 210 e a do Boulevard Arrudas ajudarem a dar mais fluxo para o trânsito na capital mineira e, no caso do Boulevard, com diversas intervenções feitas a partir da região central da cidade.
No caso do Boulevard, além de um shopping, que foi inaugurado em outubro de 2010, o complexo faz parte da Linha Verde, um projeto de vias lançado em maio de 2005 pelo governo de Minas. O projeto incluiu intervenções nas avenidas do Contorno, Cristiano Machado e Andradas, e na rodovia MG-010. A via liga o Centro da capital ao aeroporto de Confins. Belo Horizonte também ganhou o Shopping Pátio Savassi, inaugurado em maio de 2004.
Além disso, no setor esportivo, o Minas Tênis Clube passou por uma grande reforma. O grande ginásio, batizado Juscelino Kubitschek e inaugurado em 1952, se tornou um moderno complexo, reinaugurado em 9 novembro de 2001 e totalmente concluído em 2013.
Na área cultural, Belo Horizonte teve o Circuito Cultural Praça da Liberdade inaugurado em 2010. Assim como o Conjunto Arquitetônico da Pampulha que, em julho de 2016, passou a ser considerado um Patrimônio da Humanidade, composto por igreja, museu de arte, Casa do Baile, Iate Tênis Clube e Casa Kubitschek. Na mesma região, em 2004, foi inaugurado o Parque Ecológico Francisco Lins do Rêgo, conhecido como Parque Ecológico da Pampulha.