Thiago Nogueira
@thiagonoggueira
07/08/20
06h45

Redes sociais

Galo e Cruzeiro ampliam engajamento e oferecem mais ativações a parceiros

Ter torcedores participativos, que opinam e compartilham o conteúdo dos clubes nas redes sociais, é mais importante do que o número absoluto de seguidores

Atlético e Cruzeiro potencializaram seus conteúdos nas diversas redes sociais — Foto: Editoria de Arte/O Tempo
Thiago Nogueira | @thiagonoggueira
07/08/20 - 06h45

O crescimento do número de seguidores de Atlético e Cruzeiro nas redes sociais, por si só, não traz ganhos diretos e significativos para os clubes (com exceção do YouTube, que destina centavos de dólares por milhares views e grana via superchat). Por isso, um conteúdo de qualidade que traga engajamento – ou seja, uma participação interativa dos usuários com comentários, curtidas, repostagens e afins – é fundamental para fazer com que os clubes vendam espaços mais caros para parceiros e patrocinadores em suas plataformas digitais.

"O engajamento é mais importante do que volume. Hoje, a gente vê que a torcida é o nosso maior ativo. Se eu posto como influenciador digital, ofereço para o meu patrocinador como ativar o produto dele. Isso é mais relevante", explica Rodrigo Moreira, superintendente de inovação e digital do Cruzeiro.

Os clubes mineiros têm conseguido melhorar seus resultados no quesito engajamento nos últimos meses. Segundo levantamento do site chileno Deportes & Finanzas, analista de administração esportiva e mídias sociais, o Galo foi o quarto clube brasileiro com mais participações no Instagram, em julho, com 4,82 milhões de interações, atrás apenas de Flamengo (45,2 milhões), Corinthians (11,2 milhões) e São Paulo (6,89 milhões).

No Twitter, o Atlético também foi o terceiro time com mais interações em junho em toda a  América, com 827 mil interações. Nesse mesmo ranking, o Cruzeiro apareceu em oitavo, com 553 mil seguidores. "Temos sabido explorar o que cada uma das nossas plataformas têm de melhor. O que postar, que horas postar. Não é uma postagem que vai lá e faz. Temos métricas para avaliar a melhor conclusão para vender em visualização e engajamento, na melhor forma", detalha o diretor de comunicação do Atlético, Domênico Bhering. Leia mais sobre a disputa de seguidores e a qualidade dos conteúdos dos times mineiros.

 

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000