Gabriel Moraes
@gabrieumoraes
15/09/21
11h37

Futebol

Prefeitura de BH publica portaria sobre torcida em estádios; bebida é liberada

América, Atlético e Cruzeiro podem contar com presença de público

Galo e Raposa já jogaram com público este ano — Foto: Pedro Souza / Atlético; Gustavo Aleixo / Cruzeiro
Gabriel Moraes | @gabrieumoraes
15/09/21 - 11h37

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) publicou nesta quarta-feira (15) uma portaria que libera, de maneira oficial, a presença de torcida nos jogos de futebol disputados na capital mineira, decisão tomada na semana passada. Em relação à última liberação, em julho, revogada dias depois, há apenas duas mudanças.

A primeira é que foi liberada a venda de bebidas e alimentos nas dependências das arenas, o que ocorrerá exclusivamente nos bares e balcões. A segunda é a respeito da abertura dos portões. "Todos os portões do estádio que derem acesso aos setores comercializados devem estar disponíveis para entrada e saída dos torcedores e devem ser fechados uma hora antes da partida", diz o documento, assinado pelo secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto.

Leia mais: Prefeitura de BH libera venda de cerveja nos estádios; entenda motivo

O Cruzeiro tem uma liminar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que permite o clube jogar com presença de sua torcida nos jogos da Série B do Campeonato Brasileiro, o que já vem acontecendo em Sete Lagoas, na região Central de Minas Gerais. A próxima partida, nesta quinta-feira (16), contra o Operário, será na Arena do Jacaré. Os próximos, ainda não se sabe.

O Atlético também tem permissão para levar a Massa ao Mineirão em competições nacionais, porém, optou por ainda não exercer esse direito em acordo com outros clubes, que definiram que voltariam a ter torcedores quando todas as cidades pudessem ter – América segue a mesma linha de raciocínio. Por isso, não terão torcedores nesta quarta (15), no Mineirão, no jogo contra o Fluminense, pela Copa do Brasil. Na Copa Libertadores, entretanto, o Galo já atuou com torcida contra o River Plate, pelas quartas de final, e deverá ser assim também na semifinal, diante do Palmeiras.

Entre as principais regras para a presença de torcida em estádios como Mineirão e Independência, está a capacidade máxima de 30% do local, distanciamento social, uso de máscaras, apresentação de aplicação de vacina e/ou teste para Covid-19 negativo. Saiba mais AQUI.

Entenda

Em julho, a PBH autorizou a volta de público nas arenas, com algumas regras. O primeiro jogo com torcida foi Atlético x River Plate, pela Copa Libertadores, no Mineirão.

No entanto, cenas de desrespeito da população, principalmente no quesito aglomeração, assustaram, e provocaram a decepção dos órgão públicos. O Cruzeiro também contou com torcida, na partida contra o Confiança. Houve menos gente, mais respeito, mas não foi suficiente para o Executivo não voltar atrás.

Na semana passada, após reunião com os clubes e apresentação do panorama dos indicadores epidemiológicos da Covid-19 em BH, o prefeito Alexandre Kalil novamente liberou a torcida nos jogos. A decisão foi tomada pelo Comitê de Enfrentamento à pandemia.

Um dos principais motivos para o retorno dos torcedores foi o baixo índice de contaminação após o duelo entre Galo e River. Com base no CPF das pessoas que estiveram na partida, a prefeitura identificou que apenas 0,1% dos presentes testaram positivo para coronavírus duas semanas após o jogo. A prefeitura concluiu que, apesar da grande aglomeração gerada, o impacto foi pequeno nos números da cidade.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Escreva um comentário
Comentar

Ver todos
Fechar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000