
Um tradicional duelo no futebol americano de Belo Horizonte encerrou, neste sábado, mais uma página da modalidade que segue crescendo no território nacional. O que começou com o duelo entre Jet Eagles e Minas Locomotiva, há alguns anos, tem nos dias de hoje o embate no clássico entre Atlético e América.
Galo Futebol Americano e América Locomotiva fizeram, no Sesc Venda Nova, com arquibancadas cheias, o único jogo da final do Minas Bowl, com a presença de alguns dos melhores jogadores do esporte dentro do Brasil. Depois de chegar no momento mais importante do torneio sem sofrer um único ponto, o Coelho teria pela frente um arsenal ofensivo que certamente daria trabalho. O fato dos dois times terem garantido vaga na final com 100% de aproveitamento, após três jogos, deixava clara a qualidade de ambos os lados.
Mas, na hora do vamos ver, o Galo levou a melhor com triunfo por 51 a 14, mostrando porque é o detentor do atual campeonato brasileiro. E a bola mal havia começado a voar para as coisas se mostrarem favoráveis para os alvinegros. Após chute inicial do América, Rudá atravessou o campo em bela corrida para não ser alcançado e marcar o primeiro touchdown da partida no lance mais bonito do confronto.
Mais presente no campo de ataque, não demorou, com dois minutos de jogo apenas, para o Atlético dobrar sua vantagem contando com a qualidade do quarterback Álvaro Fadini, que também defende a seleção brasileira. Foi somente depois do terceiro TD para o Galo e dos 21 a 0 no placar, que o América começou a equilibrar as ações.
Fechando melhor sua defesa, o Locomotiva ainda buscava mais intensidade na parte ofensiva para seguir sonhando com o título. Com um 31 a 0 na volta do intervalo, o Galo precisa apenas administrar as ações para garantir mais uma taça.
O segundo tempo teve o América encaixando melhor as jogadas e conseguindo sair para o jogo. Com menos de dois minutos, foi a vez do Coelho somar os primeiros pontos para acreditar que a virada era possível. Com a experiência ao seu lado, o Galo voltou a marcar para aumentar a vantagem e encaminhar o título, ainda no terceiro quarto. O último touchdow ratificou a importância de Fadini para o time com mais um passe perfeito nas mãos do companheiro.
Com uma dança diferente a cada comemoração na endzone, foi questão de tempo para os alvinegros mostrarem quem é a maior força do futebol americano de Minas Gerais.
Após o Estadual, os times não perdem o foco para seu próximo compromisso. Em julho, Galo FA e América Locomotiva começam a disputar o Campeonato Brasileiro, medindo forças com outras equipes do país.
Hegemonia regional