Isamara Fernandes
@OTempo
05/08/21
21h03

Líder!

Brasil lidera ranking sul-americano de medalhas olímpicas; veja infográfico

Com 148 conquistas em Olimpíadas, o Time Brasil assumiu a ponta, que antes era da Argentina, a partir de 1996

Brasileiro Alison dos Santos foi medalha de prata nos 400m com barreiras nas Olimpíadas de Tóquio — Foto: Reprodução/COB
Isamara Fernandes | @OTempo
05/08/21 - 21h03

As Olimpíadas de Tóquio estão chegando ao fim e, a três dias da cerimônia de encerramento, já é possível afirmar que o Brasil teve uma de suas melhores campanhas na história dos Jogos Olímpicos, já que, até o momento, acumula as mesmas 19 medalhas conquistadas na Rio 2016 e ainda há chances desse número aumentar até o último dia de competição, no domingo. E mais uma vez, o Time Brasil é o melhor país sul-americano no quadro de medalhas. 

Na edição dos jogos olímpicos no Japão, os brasileiros, por enquanto, aparecem na 16ª colocação com 16 medalhas contabilizadas, sendo quatro ouros, quatro pratas e oito bronzes, porém, ainda existem outras três (duas no boxe e uma no futebol masculino) já garantidas, mas sem "cor". 

Em 31º lugar está o Equador, com dois ouros (Ciclismo de estrada e levantamento de peso feminino 76kg) e uma prata (levantamento de peso femino 87kg). A Venezuela vem logo abaixo, na 37ª colocação com um ouro (salto triplo feminino) e três pratas (BMX estilo livre, levantamento de peso masculino 73kg e levantamento de peso masculino 96kg).

A 64ª posição é ocupada pela Colômbia, conquistando quatro medalhas ao todo, sendo três de prata (400m masculino, BMX Racing feminino e levantamento de peso masculino 67kg) e um bronze (BMX Racing masculino). Por fim, a Argentina fecha em 81º lugar com apenas uma medalha de bronze no Rúgbi de sete.

Com tudo, nem sempre o Brasil foi o melhor país da América do Sul em Olimpíadas. Foi só a partir de 1996 que as cores verde e amarela assumiram a ponta do ranking desbancando o principal rival, a Argentina, que liderava com certa folga. De lá para cá, já são 148 medalhas para os brasileiros contra 76 do argentinos. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000