Daniel Ottoni
@dottoni
27/07/21
07h35

Foco no próprio rendimento

Scheffer ignorou 'malucos' voando ao seu lado para chegar ao bronze na natação

Nadador do Minas sabia que não seria benéfico se preocupar com adversários em prova decisiva dos 200m livres

Natural de Canoas, no Rio Grande do Sul, Scheffer está na equipe minastenista desde 2018 — Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDA
Daniel Ottoni | @dottoni
27/07/21 - 07h35

O fato de ter chegado à final dos 200m livres da natação com o último tempo poderia ser uma pressão para o nadador Fernando Scheffer, que representa o Minas Tênis Clube nas Olimpíadas de Tóquio.

Em uma raia de extremidade, distante dos melhores colocados, ele sabia que dependia somente de si para chegar longe. No final, superou os obstáculos pessoais para fazer história e conseguir uma medalha de bronze em sua estreia nos Jogos.

O nadador disse que competiu o tempo todo focado no seu desempenho. “Gosto de nadar nas raias do canto, mas eu sabia que tinha que me concentrar na minha prova para poder ter uma chance. Não podia me desconcentrar se passasse alguém como um ‘maluco’ ao meu lado. A estratégia deu certo e estou aqui com a medalha", comenta o nadador.

Scheffer conseguiu deixar de lado toda e qualquer pressão sobre seu próprio resultado para focar no melhor resultado possível.

"Durante toda a preparação a gente sempre sonha com o máximo, a gente sonha com o pódio e treina para isso, mas na hora em que chega a competição é importante tentar zerar toda essa cobrança e pensar somente no que podemos controlar, que é a nossa performance e o jeito que encaramos a prova. Só pensava em fazer a minha melhor prova e a medalha veio como consequência. Era uma prova em aberto, não tinha favorito, e o meu melhor foi suficiente para subir no pódio", conta.

Fernando chegou perto do feito de Gustavo Borges, que foi medalha de prata nesta mesma prova nos Jogos de Atlanta em 1996.

Fernando Scheffer celebra bronze nos 200m livre e conta qual foi o maior desafio durante sua prova

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000