DANIEL OTTONI
@super_fc
14/07/15
16h19

Butija Wheelchair Tennis Cup

BH recebe competição de tênis paralímpico que antecede Para-Pan

Torneio contará com a presença dos quatro brasileiros que estão de malas prontas para Toronto

Daniel Rodrigues trabalha duro para manter o alto rendimento — Foto: GABRIEL HEUSI
DANIEL OTTONI | @super_fc
14/07/15 - 16h19

Belo Horizonte será o palco de um dos eventos de tênis em cadeiras de rodas mais importantes do país. Não bastando isso, o "Butija Wheelchair Tennis Cup 2015" servirá como preparação final para boa parte dos competidores que estarão nos Jogos Para-Panamericanos, em Toronto, no Canadá, em agosto. 

O evento, com entrada franca, acontece entre a próxima quinta-feira, dia 16 e vai até domingo, com premiação de US$ 2.500 para todas as chaves. Representando o Brasil no torneio, que acontecerá na AABB (Avenida Doutor Otacílio Negrão de Lima, 11840 - Pampulha), estarão Carlos Santos, Natália Mayara e Rejane Santos, de Brasília, e o mineiro Daniel Rodrigues, atual 19º no ranking da ITF - melhor colocação nacional na história do tênis para cadeirantes. Outro dono da casa é Rafael Medeiros, número 27 no ranking da ITF, e Fábio Bernardes, de Uberlandia, 4º melhor jogador do mundo na categoria júnior. Cerca de 60 atletas de países da América do Sul e Europa também estão confirmados, mostrando o prestígio do torneio no cenário internacional. 

A edição do ano passado mostrou um grande interesse do público pela modalidade, deixando organizadores e competidores motivados para a competição deste ano. "No ano passado, fizemos um grande evento em Belo Horizonte. Mesmo com algumas limitações, a competição tomou proporções que nós mesmos não imaginávamos a princípio. Ficamos satisfeitos com a repercussão e com o nível técnico altíssimo alcançado. Por isso, continuamos investindo e esperando um retorno cada vez melhor", destaca Léo Butija, organizador e treinador da modalidade. Ele acredita que o nome de Minas Gerais sendo levado para várias fronteiras por meio de atletas do tênis tradicional ajuda no engrandecimento do esporte paralímpico.

"É um momento especial do tênis brasileiro, em especial para Minas Gerais, já que fomos campeões de Roland Garros com o Marcelo Melo e temos o Bruno Soares consolidado como um dos melhores duplistas do mundo. Além deles, o Bellucci também subiu bastante no ranking mundial e vem tendo uma grande temporada. Nas cadeiras de rodas o cenário não é muito diferente, já que contamos com diversos atletas do país bem ranqueados”, mostra.

O nível técnico da competição e partidas equilibradas são apenas alguns dos atrativos esperados.

"Criamos um evento enxuto, muito mais atrativo para o público e bem estruturado para os atletas. Teremos decisões e jogos representativos praticamente todos os dias. Toda a equipe que participará do Para-Panamericano de Toronto estará presente no evento, ou seja, grandes atletas passarão por aqui e utilizarão o Butija Wheelchair como teste e preparação para Toronto 2015. Além disso, seguimos valorizando a categoria Quad, que é o diferencial do nosso evento e também uma forma de inclusão muito significativa no esporte como um todo. Eu aposto que quem for vai gostar e passar a observar a modalidade com outros olhos”, comemora, citando a categoria exclusiva para tetraplégicos.

 

Escreva um comentário
Comentar

Leia também:

Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000