DANIEL OTTONI
@super_fc
02/04/14
15h18

Reconhecimento

Copa Levorin será sede de etapa mundial da categoria Júnior

Competição foi premiada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e deve receber ainda mais atletas estrangeiros

Jovens pilotos são esperados na histórica São João del-Rei — Foto: BRUNO SENNA
DANIEL OTTONI | @super_fc
02/04/14 - 15h18


Considerada uma das principais prova do mountain bike brasileiro, a Copa Levorin terá um importante evento na sua segunda etapa, programada para acontecer entre os dias 17 e 18 de maio em São João del-Rei. O evento será sede de etapa da UCI Junior Series XCO, competição internacional de Cross Country Olímpico, com atletas de 17 e 18 anos, com aval da União Ciclística Internacional (UCI).

O crescimento e a consolidação da Copa Levorin contribuiu para que a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) não tivesse dúvidas para encaixar a etapa dentro do evento.

"Primeiro, apareceu a oportunidade de organizar o evento no Brasil. Comprometida com o desenvolvimento das categorias de base de todas as nossas modalidades, a CBC resolveu abraçar o projeto e realizá-lo pela primeira vez, fomentando a categoria Junior, uma das principais da base do mountain bike. A escolha da Copa Levorin foi feita por tratar-se de uma competição conceituada dentro do nosso calendário, com uma estrutura adequada às pretensões da CBC", destaca o presidente da entidade, José Luiz Vasconcellos.

A organização agradeceu o reconhecimento e espera dar retorno à altura esperada.

"Foi uma honra sermos escolhidos pela CBC para organizar a prova em São João del-Rei. Será uma grande responsabilidade e trabalharemos seriamente para que tudo dê certo. O evento vai valorizar muito a categoria Junior, a principal da base e último degrau antes da chegada à Superelite. Apesar da novidade com a UCI Junior Series, temos uma longa parceria com a Confederação, que em outras oportunidades nos permitiu organizar seletivas para Pan-Americano, Olimpíadas e outros campeonatos que reforçam nossa experiência", comenta Rogério Bernardes, organizador da prova brasileira.

Os participantes da categoria poderão ser os novos representantes do Brasil nos próximos Jogos Olímpicos, em 2020 e 2024. A presença destes atletas em São João del-Rei certamente irá contribuir para a evolução de futuros talentos dos pedais.

O calendário da UCI Junior conta com 17 provas, sendo quatro na América do Sul. A primeira etapa já aconteceu em fevereiro, na Australia. A expectativa é que ainda mais atletas de fora estejam presentes na competição.

A pontuação para o ranking desta categoria é diferenciada e leva em conta proposta da UCI de fomentar ao máximo os participantes que estão próximos da elite. Os 20 primeiros atletas da categoria pontuam no ranking mundial.


 

Escreva um comentário
Comentar

Leia também:

Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000