DANIEL OTTONI
@superfc
06/03/17
15h32

Decidido no final

Henrique Avancini coloca Brasil no lugar mais alto da Copa Levorin

Com rival argentino na cola, ciclista fluminense levou título da primeira etapa pelo quarto ano consecutivo

Avancini contou com apoio da torcida para não perder o ritmo e garantir o tetra — Foto: THIAGO LEMOS - PEDAL.COM.BR
DANIEL OTTONI | @superfc
06/03/17 - 15h32

 


O maior nome do mountain bike brasileiro deu aquele gás para não deixar o Brasil de fora do lugar mais alto do pódio na primeira etapa da Copa Levorin de MTB. Foi somente no último dia de provas, no domingo (5), em Araxá, que Henrique Avancini confirmou o título da competição pelo quarto ano seguido. A competição está na 22ª edição e é uma das mais tradicionais do país.

No total, foram três dias de provas em formatos diferentes, que fizeram com que a decisão do pódio ficasse para a última prova, em formato cross-country. O argentino Catriel Soto, que levou os estágios anteriores, foi batido por Avancini no momento mais decisivo.

“Estou muito feliz por segurar o título e com a condição que eu estou agora. Essa foi a edição mais empolgante de todos os tempos, a galera me empurrou muito e essa vitoria é pra toda torcida. As duas últimas voltas foram mais na emoção do que na consciência. Essa pista é demais, gosto de andar de uma maneira agressiva e é como eu me sinto bem. Foi muito difícil, o Catriel é um cara muito bom e pegou pesado”, comemora o brasileiro, que fechou o percurso em 1h21min27s.

Mesmo em segundo, Soto avaliou como positiva sua participação. “É um evento muito grande e muito bonito. Foram três dias de competição com modalidades diferentes e nessa final todos os competidores deram o melhor de si. No meu caso, eu pude utilizar a diferença dos primeiros dias. Foi tudo incrível, muito organizado. Ano passado fiquei em quarto lugar e esse fiquei em segundo, estou muito feliz e espero estar aqui no ano que vem”, comenta.

Entre elas. No feminino, o título ficou com a Argentina, que foi bem representada com Agustina Apaza, que elogiou os formatos criados pela organização. “Estou muito feliz. Creio que são provas diferentes e foi preciso manter a concentração. Foram três dias que exigiram muito, as condições do circuito estavam perfeitas, agradeço a todos que fizeram parte disso”, declara.

Na segunda posição, uma grata surpresa para as donas da casa. Viviane Favery ficou com o vice, que teve sabor de ouro após um 12º lugar em 2016. “Estou muito feliz, não estou acreditando ainda. Foi uma grande evolução. Tenho que agradecer muito a minha equipe, fiz tudo certo, fui focada e confiante, tive uma noção do que estava acontecendo na largada e eu fiquei atrás, mas durante a prova eu consegui recuperar”, comemora.

A Copa Levorin conta pontos para o ranking da União Ciclística Internacional (UCI), fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020 e também para o ranking Brasileiro, Mineiro e Paulista. As próximas etapas acontecerão em São João del Rei (9 a 11 de junho), Congonhas (18 a 20 de agosto) e São Paulo (22 a 24 de setembro). 

Confira o resultado final na Elite Masculina

1. Henrique Avancini (BRA)
2. Catriel Soto (ARG)
3. David Serralheiro Rosa (BRA)

Confira o resultado final na Elite Feminina

1. Agustina Apaza (ARG)
2. Viviane Favery (BRA)
3. Luciana Roland (ARG)

Escreva um comentário
Comentar

Leia também:

Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000