DANIEL OTTONI
@super_fc
02/08/13
15h05

Mountain bike

Henrique Avancini comemora melhor posição de brasileiro em ranking da UCI

Carioca está na 25ª colocação que conseguiu graças a bons resultados em 2013

henrique avancini
Henrique Avancini está apenas em sua segunda temporada na categoria Elite — Foto: CBC - DIVULGAÇÃO
henrique avancini
Avancini projeta melhores resultados até Rio 2016 — Foto: DIVULGAÇÃO
DANIEL OTTONI | @super_fc
02/08/13 - 15h05

O Brasil ainda se mantém um pouco distante das principais potências no mountain bike mundial. No entanto, os representantes do país persistem na busca de melhores resultados e a conquista de posições no ranking é sempre motivo de comemoração.

Para quem era um integrante da categoria sub-23 até pouco tempo, ser o brasileiro mais bem colocado na lista da União Ciclística Internacional (UCI) é algo que rende uma boa dose de orgulho. O carioca Henrique Avancini, com apenas 24 anos, viu seu nome na 25ª posição do ranking, melhor colocação já alcançada por um brasileiro na modalidade. Antes dele, o mais bem colocado era Rubens Valeriano Donizete, que agora está na 35ª colocação.

Avancini está apenas no seu segundo ano na categoria Elite e os bons resultados o motivam muito, mesmo sabendo que existe um longo caminho pela frente até o objetivo principal de ir bem nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.

“É difícil prever o futuro e saber como vou chegar às Olimpíadas, mas ao analisar o ranking, vemos que a média de idade dos que estão na minha frente é de 28 anos e eu ainda tenho muito para evoluir”, mostra o atleta, encontrando um fator que conta ainda mais para a boa expectativa que carrega.

Somente neste ano, ele foi bronze no Pan-americano disputado na Argentina e foi campeão do Brasileiro de Cross Country. Provas internacionais também contaram não somente com a presença, mas com a vitória do carioca, que venceu a etapa de Munsingen da Bundesliga, na Alemanha, uma das provas mais tradicionais do MTB mundial.

A etapa do Canadá Copa do Mundo de MTB, na próxima semana e o Mundial de MTB, em três semanas, são os próximos desafios de Avancini, que viu seu nome ganhar força no cenário internacional.

“Depois da vitória em Munsingen, muitos atletas vieram me procurar para saber quem eu era, e com certeza agora eles entram prestando mais atenção em mim, porque sabem que eu vou correr para ganhar”, destaca.

Mesmo sabendo que ainda tem muito para fazer pelo ciclismo brasileiro, Avancini ganha respeito e a confiança necessária para colocar o nome do país em lugares ainda mais altos. O futuro não muito distante pode reservar resultados de destaque para quem já foi campeão brasileiro, em categorias de base, por nove vezes, além do penta do Iron Biker.

Escreva um comentário
Comentar

Leia também:

Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000