O basquete do Minas Tênis Clube conseguiu um resultado histórico na noite desta terça-feira (18). Jogando fora de casa, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, a equipe superou o Flamengo por 71 a 63 e avançou à inédita decisão da Copa Super 8, torneio nacional que reúne as oito melhores equipes do NBB ao término do turno.
Com a vitória, o 123 Minas garantiu também o mando de quadra da grande decisão e vai jogar no próximo sábado (22), diante do seu torcedor na Arena Minas Tênis Clube, na rua da Bahia. Este poderá ser o primeiro título nacional do basquete do Minas na era moderna. Em campeonatos e copas nacionais, inclusive a última edição da Super 8, o máximo que o Minas atingiu foi a semifinal.
O adversário do jogo deste sábado, em Belo Horizonte, será conhecido nesta quarta-feira (19), quando São Paulo e Caxias jogam às 19h. O Minas terá um tabu para quebrar na Copa Super 8. O mandante da partida final nunca venceu a competição.
Depois de um primeiro tempo bastante abaixo, inclusive na produção ofensiva, quando foi para os vestiários perdendo por 36 a 28, o Minas voltou para dois quartos finais de partida determinado, arrancando uma reação surpreendente. No terceiro período, o 123 Minas limitou o Flamengo a apenas sete pontos, vencendo a parcial por 26 a 7. O Minas não olhou mais para trás, assumindo a dianteira e sustentando a vantagem aberta no terceiro quarto.
O maior pontuador do Minas foi Gui Deodato, com 18 pontos. Alexey fez nove pontos e distribuiu cinco assistências. Gui Santos contribuiu com outros 10 pontos e três assistências. Há de se destacar a pontuação bem diluída com vários jogadores minastenistas, comprovando a importância do trabalho coletivo para a vitória. Pelo lado do Flamengo, o grande pontuador foi o norte-americano Robinson, com 19 pontos.
Entrada gratuita no sábado para a torcida
A entrada para a grande decisão da Copa Super 8 será gratuita para qualquer torcedor que estiver usando qualquer camisa de torcida das temporadas passadas.