DANIEL OTTONI
*Repórter viajou a convite da organização
17/08/13
18h01

MOUNTAIN BIKE

Revelação do ciclismo nacional foi descoberta em projeto de Jaqueline Mourão

Raíza Goulão, então, nem conhecia a responsável pela reviravolta em sua carreira

Raíza Goulão é uma das maiores revelações do ciclismo brasileiro nos últimos anos — Foto: Bruno Senna / Divulgação
DANIEL OTTONI | *Repórter viajou a convite da organização
17/08/13 - 18h01

Dos grandes nomes do mountain bike brasileiro, uma deles se destaca pelos resultados conquistados recentemente. A goiana Raíza Goulão, natural de Pirenópolis, é uma das maiores revelações do ciclismo brasileiro nos últimos anos. Neste domingo, ela disputa a maratona da Copa Internacional Levorin de Moutain Bike, em Congonhas.

Na última semana, ela conquistou o melhor resultado de sua carreira. Na etapa canadense do Mundial de cross-country, ela terminou a categoria sub-23 na sexta colocação, algo que ela nem pensava em conseguir. “Ficar entre as cinco era um sonho e entre as dez um objetivo não muito fácil. Mas fui bem e fiquei muito feliz com o resultado”, relata a jovem de apenas 22 anos, que veio até a cidade mineira de Congonhas para participar da quarta etapa da Copa Levorin Internacional de Mountain Bike.

Na primeira competição do evento, realizada na sexta-feira, ela mostrou novamente seu talento, vencendo o uphill. Mesmo cansada, ela deu seu máximo para deixar as concorrentes para trás. “Vim de uma semana desgastante e meu intuito era cumprir tabela. Mas a dedicação acabou falando mais alto”, pontua.

Pela competição no Canadá, ela só pôde ir graças a uma convocação da Confederação Brasileira de Ciclismo, responsável por sua presença em grandes eventos da modalidade. Na quinta-feira, também convocada, ela parte para a World Cup na África do Sul. Até aqui, são quatro convocações, uma para a World Cup, em 2011, sua estreia pelo time brasileiro, uma para o Pan-Americano e duas participações em etapas do Mundial.

A partir do ano que vem, o objetivo já foi cravado. Entrar na rota de competições que valem pontos para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Apesar de viver do esporte e contar com o patrocínio da Soul, equipe que lhe dá importante suporte, ela ainda precisa passar por algumas dificuldades financeiras que a impedem de participar de todas as competições que deseja.  “Vou fazer meu máximo para começar a conquistar os pontos necessários. Espero que tudo dê certo”, almeja.

Começo seu deu em projeto de referência no ciclismo nacional

A mineira Jaqueline Mourão é, até hoje, o maior nome do mountain bike brasileiro. Ela participou das Olimpíadas de Atenas, em 2004, colocando o Brasil nesta prova pela primeira vez em sua história. E foi pensando em revelar novos talentos que ela, que hoje mora no Canadá e se dedica aos esportes de inverno, resolveu criar um projeto.

Em 2011, Raíza Goulão foi uma das participantes da iniciativa, em Rio Acima. “Um amigo que me deu a dica. Eu admito que nem sabia quem era a Jaque. Fui bem nos testes e fui aprovada. Acabei indo para o Canadá com outros dois atletas e ficamos por lá por 20 dias. Foi uma experiência completamente inovadora e rica. Quando cheguei e vi de perto o nível das pistas e dos atletas, até assustei. Mas aqui ali também serviu de ânimo para mim”, lembra Goulão. “Não foi nada fácil esta temporada por lá. A Jaque ajudou muito, mesmo precisando cuidar de seus filhos e de sua carreira”, mostra.

No seu retorno, ela decidiu que rumo tomar Começou a procurar especialistas, como preparadores físicos e nutricionistas, que lhe ajudaram a perder 12kg e lhe deram a devida orientação, em busca dos melhores resultados possíveis. “Foi no projeto da Jaque que tudo começou e vi onde eu podia chegar. Se não fosse por ela, eu não estaria aqui hoje”, garante.

O reinado brasileiro do ciclismo feminino pode ter uma nova dona, que não se esquece de reverenciar a responsável por suas primeiras pedaladas de maior sucesso.

Escreva um comentário
Comentar

Leia também:

Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000