DA REDAÇÃO
@SUPER_FC
23/07/15
13h05

NESTA SEXTA-FEIRA

Pelo estatuto, Del Nero é obrigado a ir em reunião da Conmebol

Comitê Executivo marcou um encontro com os seus membros, em São Petersburgo, na Rússia, antes do sorteio das eliminatórias da Copa do Mundo de 2018

Del Nero novamente estará ausente na reunião do Comitê da Conmebol — Foto: Rafael Ribeiro / CBF
DA REDAÇÃO | @SUPER_FC
23/07/15 - 13h05

A Conmebol marcou para esta sexta-feira uma reunião com os seus membros, em São Petersburgo, na Rússia, na véspera do sorteio das eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Pelo estatuto da entidade sul-americana, o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero – ausente dos últimos eventos internacionais da Fifa- é obrigado a comparecer. É o que afirma o jornal "Folha de São Paulo".

De acordo com a publicação, Del Nero, que que é representante da Conmebol na Fifa, não irá viajar para a Rússia. Ação que vai contra o regulamento da entidade, que prevê a obrigatoriedade da presença de seus membros, segundo o artigo 45, parágrafo quinto. O documento diz que os dirigentes devem comparecer às reuniões para prestar contas, sob risco de exclusão.

Ausente dos últimos eventos da Conmebol e da Fifa, como a reeleição de Joseph Blatter ao cargo de presidente da entidade máxima do futebol e a Copa América, Marco Polo vem causando irritação de alguns dirigentes do Comitê.

Segundo a “Folha”, os cartolas teriam dado o prazo final ao presidente da CBF para setembro , quando acontece o próximo evento da Fifa. Caso esteja ausente novamente, a cúpula deverá convocar uma reunião para decidir a exclusão do cartola. Segundo o estatuto, são necessários oito votos das dez federações filiadas à Conmebol, para a retirada do brasileiro do cargo.

O jornal paulista entrou em contato com a CBF, que afirmou que não vai comentar a ausência de Del Nero na reunião da Conmebol, nesta sexta-feira.

Desde a prisão de diversos membros da Fifa, em maio de 2015, incluindo o brasileiro José Maria Marin, que Del Nero tem evitado viajar para fora do país. Ele justificou que não poderia comparecer aos eventos, já que aguarda os desdobramentos da MP do Futebol e da CPI da CBF no Senado. 

Presidente da CBF em pauta

A situação de Marco Polo deve ser um dos temas discutidos pelos dirigentes da Conmebol, nesta sexta, em São Petersburgo. Segundo a Folha, na carta enviada pelo presidente da entidade, Juan Ángel Napout aos membros do Comitê, o resumo da reunião consiste em: “se fixarão algumas posições com relação a algumas situações e os últimos acontecimentos do futebol a nível regional e mundial”. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Escreva um comentário
Comentar

Ver todos
Fechar

Leia também:

Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000