Estadão Conteúdo
18/10/21
09h13

Atenas

Tocha das Olimpíadas de Inverno de Pequim 2022 é acesa na Grécia sob protestos

Três pessoas entraram na ruínas na capital grega como turistas e começaram a subir nos andaimes para colocar a faixa de protesto

tocha Olimpíadas de Inverno
Duas ativistas foram presas em Atenas — Foto: Thanassis Stavrakis / Pool / AFP
tocha Olimpíadas de Inverno
Duas ativistas foram presas em Atenas — Foto: Aris Messinis / AFP
Estadão Conteúdo
18/10/21 - 09h13

O evento para o acendimento da tocha olímpica dos Jogos de Inverno de Pequim 2022, na China, teve protestos de ativistas que defendem os direitos humanos nesta segunda-feira, nas ruínas da cidade de Olimpia, na Grécia. Mesmo sem a presença de público, por conta da pandemia do novo coronavírus, uma bandeira com os dizeres "Não aos Jogos Genocidas" foi desfraldada no local.

A chama olímpica será entregue a China em uma cerimônia no estádio Panatenaico, na capital grega, de onde irá para o país asiático e começará o revezamento que terminará no estádio Ninho do Pássaro, no dia 4 de fevereiro de 2022, data da cerimônia de abertura dos Jogos de Inverno, que serão realizados até 22 do mesmo mês.

No domingo, duas ativistas foram presas em Atenas, a capital da Grécia, após tentarem pendurar uma faixa na Acrópole as vésperas do inicio do revezamento da tocha olímpica. Elas são a estudante tibetana Tsela Zoksang, de 18 anos, e a ativista exilada de Hong Kong, Joey Siu, de 22, ambas com cidadania americana e membros da campanha "Não a Pequim 2022", segundo a entidade, com sede em Nova York.

As duas, além de uma terceira pessoa, entraram na ruínas na capital grega como turistas e começaram a subir nos andaimes para colocar a faixa de protesto. Chegaram a colocar a bandeira do Tibet e uma faixa pequena pedindo a liberdade de Hong Kong, além de gritar palavras de ordem contra a China e os Jogos na capital chinesa.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000