DANIEL OTTONI
@superfc
25/10/16
06h28

Tudo tem sua hora

Assistente do Sada Cruzeiro começou trabalho no time enxugando quadra

Beto Martelete foi ganhando espaço até ser efetivado na comissão técnica, em dia de choro no trajeto entre BH e Betim

beto martelete assistente sada1
Interesse por aprendizado constante instigou Marcelo a convidar Beto para ser seu assistente — Foto: DOUGLAS MAGNO
beto martelete assistente sada cruzeiro
Parceria entre Beto e Marcelo Mendez está indo para a oitava temporada — Foto: DOUGLAS MAGNO
DANIEL OTTONI | @superfc
25/10/16 - 06h28

 

Em boa parte das profissões, a idade de 27 anos é um momento onde alguma estabilidade já existe. Mas tudo tem seu tempo e as coisas parecem ter aparecido na hora certa, mesmo que tardiamente, para Beto Martelete, assistente-técnico do Sada Cruzeiro, que conquistou no último domingo o tricampeonato mundial. Beto está presente no time antes mesmo das primeiras conquistas aparecerem, participando de todo o trajeto de evolução e glórias do maior time brasileiro de todos os tempos.

Nascido em BH e criado em Betim, cidade-sede do Mundial de Clubes, ele já beirava os 30 anos quando comandava um time infanto de vôlei masculino. A presença do Sada Betim no município, no ano de 2007, fez sua vida dar uma guinada, mas não imediatamente.

“Quando vi que tínhamos no ginásio Divino Braga um time profissional treinando, perguntei para o então supervisor Toninho, que havia sido meu treinador, se eu poderia ajudar nas atividades, pegando bola e enxugando a quadra. Queria estar envolvido de alguma forma. Ficava torcendo para jogar cair no chão para eu entrar em ação”, lembra Beto. A autorização dada pelo treinador João Conceição abriu portas que Beto nem imaginava que apareceriam nos anos seguintes.

Poucos meses depois, o envolvimento surtiu efeito. “O então treinador me perguntou se eu sabia atacar, falei que sim. Ele queria ajuda nos treinos de defesa dos seus jogadores. Foi uma oportunidade melhor que começou a aparecer”, recorda.

A criação de time da categoria de base rendeu convite para Beto ser um dos responsáveis pelos jovens talentos do time, que o fez dividir sua atenção com a equipe de Betim, que treinava no complexo ao ginásio Divino Braga. Foi na temporada 2009/2010 que novas mudanças apareceram.

A parceria entre Sada e Cruzeiro fez toda a estrutura ser transferida para o CT do Barro Preto. "Larguei o trabalho com a prefeitura e aceitei a proposta, mesmo com um salário menor. Sabia que era uma grande oportunidade", revela.

Depois de trabalhar com o técnico Talmo de Oliveira no primeiro ano, a sequência reservou um contato com um argentino que faria sua vida se transformar. Marcelo Mendez chegou na temporada 2009/2010 e após o vice na Superliga seguinte, Beto jurou que seu caminho seria interrompido com mudanças na comissão técnica que começaram a aparecer. “O assistente técnico havia sido desligado e recebi uma ligação para comparecer para uma reunião. Tinha certeza que o próximo da lista seria eu. Fui para o encontro dele com bastante receio”, afirma.

Inesperado

A surpresa foi grande quando, na reunião com Mendez, ele recebeu o convite para ser o primeiro assistente da comissão do hermano. “Eu não acreditei. O Marcelo falou que eu podia ficar tranquilo porque me ensinaria tudo que era preciso. Voltei de BH para Betim chorando sem parar”, se emociona. "Eu tinha uma noção do que era ser um assistente técnico, mas aprendi demais com o Marcelo. Até hoje continuo aprendendo e é uma função difícil, é preciso estar atento, ajudar o treinador o tempo todo. Acho que ele viu que eu era um cara com muita vontade de aprender. Ele não demorou para formar uma comissão de gente nova", destaca.

Desde 2014, Beto é o braço direito e homem de confiança do treinador mais vitorioso do vólei brasileiros nos últimos anos. "Sou muito grato pelo Sada Cruzeiro pela oportunidade e principalmente pelo Marcelo Mendez acreditar e confiar em mim todo esse tempo", agradece.

Escreva um comentário
Comentar

Ver todos
Fechar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000