Daniel Ottoni
@supernoticiafm
18/09/18
12h30

Mundial de vôlei

Brasil vence a China e 'seca' Canadá para ficar com liderança do grupo

Primeiro lugar facilita logística e caminho do time do técnico Renan Dal Zotto na segunda fase

Foi somente no terceiro set que o bloqueio do Brasil foi mais efetivo — Foto: FIVB - Divulgação
Daniel Ottoni | @supernoticiafm
18/09/18 - 12h30

A obrigação da seleção brasileira masculina de vôlei, na última rodada da fase de classificação do Campeonato Mundial, era vencer a China, lanterna do grupo. A meta era conseguir um triunfo por 3 a 0 ou 3 a 1, somar três pontos e aumentar as chances de terminar em primeiro. Para isso, seria necessário 'secar' o Canadá, que jogaria na sequência contra a França. A partida aconteceu na manhã desta terça-feira, na cidade de Ruse, na Bulgária, que recebe os jogos do grupo B. O torneio também tem a Itália como sede.

Ficar em primeiro lugar seria primordial para o Brasil ter um caminho menos complicado na próxima fase, uma vez que os resultados dos cinco primeiros jogos são levados adiante na sequência do torneio. Para isso, um 3 a 0 seria fundamental. "Sabíamos que perder um set poderia nos atrapalhar e fazer falta na próxima fase. A ideia era sair com a cartela cheia, somar o maior número possível de pontos depois da derrota para a Holanda. Não tivemos muito tempo mas conseguimos reverter e somar seis pontos nos dois últimos jogos. Estamos no bolo e agora chega a hora de crescer pois a segunda fase será ainda mais difícil", comenta o levantador Bruninho. 

A desejada vitória em sets diretos veio por 3 a 0 (25/21, 25/22 e 25/17) para colocar o Brasil, no mínimo, na segunda posição com quatro vitórias em cinco jogos. Desta forma, o time já sabe que jogará a próxima fase na Itália, além de ganhar dois dias de folga. O segundo momento do torneio começa na sexta-feira. 

Enganou-se quem pensava que o jogo seria definido de forma tranquila. Diante de um time comandado pelo argentino Raul Lozano, um dos grandes treinadores da atualidade, os chineses deram trabalho desde o início, mostrando que venderiam caro a derrota. Assim como já havia acontecido em boa parte dos jogos anteriores, o oposto Wallace foi o maior destaque da seleção, saindo de quadra como maior pontuador. Foram 21 acertos que o colocam como principal bola de segurança da equipe nos momentos mais importantes. Foi somente na terceira parcial que as coisas ficaram menos complicadas. 

O Brasil precisou mostrar poder de definição nos momentos mais importantes para não ser surpreendido. Em boa parte do jogo, a diferença de pontos no placar foi pequena, não permitindo altos e baixos. Agora, o Brasil aguarda por sua posição ao final de cinco jogos para conhecer os adversário da próxima fase. Os classificados estarão presentes em grupos de quatro times. Garantem vaga na terceira fase os líderes de cada um dos quatro grupos, além dos dois melhores segundos colocados. 

Diferença pequena exigiu precisão

No primeiro set, a China trocou pontos com o Brasil e chegou a abrir um 18 a 15, forçando a seleção do técnico Renan Dal Zotto a ser precisa nas ações. Foi com atuação de alto nível do oposto Wallace, responsável por 11 pontos, que o Brasil conseguiu a reação para virar a parcial e sair na frente.

No segundo set, mais equilíbrio. Foram trocas de pontos constantes até a reta final. Com Wallace mais bem marcado, o Brasil teve mais dificuldades e viu desafogo somente nos últimos minutos, quando a inversão do cinco e um, com as entradas de Evandro e William, deu muito certo para fazer o 2 a 0 se confirmar. 

Com a chance de matar a partida, o Brasil viu a China cometer erros que antes apareciam com menor intensidade, tanto na recepção como nas viradas de bola. Com o contra-ataque em dia, o time verde-amarelo foi foi abrindo uma vantagem que lhe deu maior confiança. Com o bloqueio mais presente nas jogadas, o Brasil teve uma boa contribuição para manter a diferença e garantir a vitória sem perder um set para o lanterna. 

 

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000