Josias Pereira
@superfcoficial
21/09/19
08h00

Clássico no Gigante

Cruzeiro x Flamengo: escalação, transmissão e tudo sobre o duelo de hoje

Raposa inicia primeira das 19 decisões que tem pela frente no returno do Brasileiro; adversário é só o líder Flamengo

Cruzeiro abre returno do Brasileirão contra o Flamengo e busca reabilitar-se na tabela — Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro
Josias Pereira | @superfcoficial
21/09/19 - 08h00

Para o Cruzeiro não há mais meio termo. O adversário de hoje, no caso o Flamengo, às 17h, no Mineirão, pode ser o líder do Brasileirão, o time com um ataque avassalador e talvez o que pratique o melhor futebol do país. Mas resta à Raposa encontrar uma saída para estancar a má fase que ronda a Toca e retomar a toada, o mais rápido possível, e evitar que o fantasma do rebaixamento se torne real. 

“A saída é aproveitar que temos que jogar. Acho que a melhor coisa do futebol é vestir a camisa, entrar dentro de campo, escutar o torcedor no estádio. É isso que a gente tem que fazer o mais rápido possível. Temos essa oportunidade contra o Flamengo. É jogo a jogo como a gente citou, mas tem que ser entrega dentro da partida para que a gente possa, juntos, ter o que é preciso para vencer”, diz um centrado Fábio, talvez o único ponto que destoa das críticas que vêm sacudindo a Toca da Raposa. 

E vem sendo difícil para o Cruzeiro achar essa saída. Uma oscilação que iniciou-se exatamente na derrota para o Emelec-EQU, dentro do Mineirão, ainda pela fase de grupos da Copa Libertadores. De lá para cá, grandes atuações podem ser contadas no dedo, mesmo que o time tenha conseguido atingir a semifinal da Copa do Brasil. Um misto de declínio técnico e tático com a avalanche de problemas nos bastidores. 

Será um confronto de opostos. Não há como negar o que o Flamengo vem fazendo. Mas também há recentemente episódios onde o Cruzeiro teve pela frente o próprio Flamengo e conseguiu se superar. Estatisticamente, os rubro-negros levaram a melhor em oito dos 12 últimos duelos, sem saber o que é ser derrotado pela Raposa no Mineirão desde 2015, quando os celestes venceram por 1 a 0, gol do zagueiro Manoel, hoje no Corinthians, aos 32 min do 2ºT. Todavia, nessa sequência, o Cruzeiro conquistou diante dos cariocas a Copa do Brasil de 2017 e ainda eliminou os cariocas nas oitavas de final da Libertadores 2018. 

“As duas equipes são grandes, vencedoras, o Flamengo vem um momento onde as coisas vem fluindo de uma forma muito boa, por mérito, por trabalho dos jogadores, da equipe e do treinador. Mas situação de Campeonato Brasileiro é sempre dessa forma, são jogos sempre difíceis, independentemente da situação da equipe na tabela. Que o Flamengo tenha ciência e o respeito à história do Cruzeiro, porque até pouco tempo muitos foram os confrontos frente ao Flamengo, decisão de Copa do Brasil, mata mata da Libertadores. É um grande jogo, vamos estar apoiados pelo nosso torcedor, esperamos que a gente possa fazer um jogo à altura da camisa do Cruzeiro para conseguir vencer”, salienta o camisa 1. 

As 19 decisões do Cruzeiro começam a partir de hoje. O momento exige uma postura diferente do elenco. “Com atitude. Qualidade a gente tem, esperamos que o Rogério possa colocar a melhor equipe, que ele possa ser feliz nas escolhas, taticamente também. É sobressair em relação ao adversário em tudo que a gente for fazer dentro de campo", concluiu Fábio. 

Dúvidas no Cruzeiro  

Apesar de uma semana cheia de treinos, o Cruzeiro possui dúvidas para a partida de hoje. Dedé é uma das principais. Apesar de ter se recuperado de lesão e vir treinando normalmente, o jogador pode figurar como opção, com a zaga sendo formada por Cacá e Fabrício Bruno, dois jovens atletas da base. 

A tendência na defesa é que Rafael Santos siga na esquerda, com Egídio correndo por fora. Já no meio-campo, o técnico Rogério Ceni pode manter Éderson como segundo volante. Uma opção caso a dupla defensiva seja formada por jovens é povoar o meio-campo com mais um volante, no caso Jadson. 

Sem Marquinhos Gabriel, que não treinou nos dois últimos dias, Thiago Neves deve ser mesmo o principal homem de criação. Uma chance de mudança seria a entrada de Ezequiel na vaga do camisa 10. 

Baixa no Flamengo 

O ex-cruzeirense Éverton Ribeiro é desfalque do Flamengo para a partida de hoje, com dores no tendão direito. 

Arrascaeta revê torcida do Cruzeiro 

O dia será de reencontros no Mineirão, com uma grande expectativa para saber o tratamento que será destinado pela torcida do Cruzeiro ao uruguaio Arrascaeta. Quando da sua transferência para o Flamengo, o jogador foi imediatamente apelidado pelos celestes de "Judas". As vaias deverão ser uma constante para o atleta. 

Lutando contra o Z-4 

Dependendo das situações desta rodada, o Cruzeiro, com uma vitória, pode deixar a zona do rebaixamento. Atualmente, o time possui a mesma pontuação do Fluminense - 18 pontos -, mas perde para os cariocas no critério de desempate, figurando na 17ª posição. 

O Fluminense entra em campo no domingo, quando encara o Goiás, às 19h, no Serra Dourada, em Goânia. 

Luta pela liderença 

O resultado desse sábado no Mineirão pode influenciar diretamente na trajetória do Flamengo no Brasileiro, isso porque o time lidera o torneio com 42 pontos, três a mais que o Palmeiras. A equipe paulista seca os cariocas e só entra em campo no domingo, às 16h, fora de casa, contra o Fortaleza. 

Primeiro round 

No primeiro turno do Campeonato Brasileiro, exatamente na rodada inaugural, o Flamengo levou a melhor sobre o Cruzeiro, no Maracanã. A equipe carioca venceu por 3 a 1, com dois gols de Bruno Henrique e um de Gabriel Barbosa. O Cruzeiro descontou com Pedro Rocha. 

Você sabia? 

O Cruzeiro não vence o Flamengo no Mineirão desde o dia 3 de junho de 2015, quando a equipe celeste bateu os cariocas por 1 a 0, gol do zagueiro Manoel. Curiosamente, desde a reinauguração do Mineirão após as obras para a Copa de 2014, o retrospecto no clássico interestadual está empatado. Foram oito jogos, com três vitórias celestes, três rubro-negras e dois empates. O Cruzeiro não balança as redes diante dos cariocas nos últimos três jogos. O último gol foi no empate por 1 a 1, em 2017, marcado por Sassá. 

FICHA TÉCNICA 

Cruzeiro x Flamengo 
Motivo: 20ª rodada do Campeonato Brasileiro 2019
Horário: 17h
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Raphael Claus (FIFA-SP)
Árbitro de vídeo: José Cláudio Rocha Filho (CBF-SP)
Transmissão; Rádio Super 91.7 FM e Premiere

Cruzeiro 

Fábio
Orejuela
Dedé
Fabrício Bruno 
(Cacá)
Rafael Santos 
(Egídio)
Henrique
Éderson
Thiago Neves
David
Pedro Rocha
Fred
Técnico: Rogério Ceni 

Flamengo

Diego Alves
Rafinha
Rodrigo Caio
Pablo Marí
Filipe Luís
Piris da Motta 
(Berrío)
Willian Arão
Gerson
Arrascaeta
Gabriel
Bruno Henrique
Técnico: Jorge Jesus 

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000