Daniel Ottoni
@superfcoficial
27/09/19
08h00

Agora nas quadras

Fiat Minas conta com potência de cubano do vôlei de praia

Ponteiro Nivaldo Diaz busca recuperar tempo perdido longe do alto nível; jogador se destacou na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, quando ficou em quinto lugar no vôlei de praia

Diaz está há em Belo Horizonte há cerca de 15 dias — Foto: Orlando Bento
Daniel Ottoni | @superfcoficial
27/09/19 - 08h00

O Fiat Minas contará, pelo menos até o final do ano, com a qualidade cubana em seu elenco. O time do técnico Nery Tambeiro recebeu, nos últimos dias, o reforço do ponta Nivaldo Diaz. O clube, ainda sem a presença do caribenho, jogará o quinto circuito do Campeonato Mineiro nesta sexta e sábado, contra o América e os donos da casa do Lavras. Diaz chega para ser o terceiro estrangeiro do time, que já conta com os pontas argentinos Nico Lazo e Lucas Ocampo. Na Superliga, cada time pode colocar em quadra apenas dois estrangeiros por jogo. O jogador de 25 anos e 2,00m, até então, atuava somente no vôlei de praia e parte para sua terceira semana de treinamento no clube da Rua da Bahia. 

O Minas chegou para esta etapa na liderança, sendo o único invicto após quatro jogos. Mas, nesta quinta-feira, o América recuperou a ponta depois de vencer o Lavras por 3 a 2. O duelo contra o Coelho, nesta sexta, promete ser equilibrado em busca da primeira posição.

Pelo seu país, Diaz disputou a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, quando terminou na quinta posição. Na estreia, sua dupla ao lado de Sergio Gonzalez venceu a equipe brasileira formada por Pedro Solberg e Evandro. No currículo, Diaz tem a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto (CAN) em 2015 e agora chega com um grande desafio na carreira.

"Estava distante do alto nível há algum tempo. Esta oportunidade no Minas foi a melhor coisa que poderia ter me acontecido. Será uma grande oportunidade para me desenvolver, como jogador, na parte física, técnica e tática. Quero crescer constantemente e as expectativas são muito boas. Fui bem recebido por todos e já pude perceber que o Minas é um clube grande e organizado", conta o jogador, que precisará se adaptar a novas situações.

"Muita coisa muda da praia para a quadra, a começar pelo piso. Na quadra, não existe o vento e superfície permite que se corra melhor para atacar e saltar. Minha maior capacidade está no ataque", pontua. 

Mesmo mostrando potencial, o jogador ainda não foi relacionado para as partidas do time no Campeonato Mineiro. O técnico Nery Tambeiro entende que ainda é cedo para que o atleta faça parte de alguma partida, deixando estes primeiros dias para que ela possa se ambientar ao clube e aos novos colegas, assim como adquirir uma melhor condição física.

"Ele veio do vôlei de praia, ainda precisa se adaptar ao vôlei de quadra. Mas já mostrou que tem potencial e precisa de um maior período de trabalho para se ambientar", salienta o treinador. 

Minas tem histórico recente com cubanos
Nos últimos anos, o Minas contou com cubanos que acabaram não dando muito certo. Um deles foi o central Danger Quintana, que fez poucas partidas pelo clube da Rua da Bahia. Outro foi o ponta Raidel, que não deixou muitas saudades. O atleta da ilha caribenha que mais deu certo na equipe foi o oposto Escobar, que foi o maior pontuador da Superliga masculina nas temporadas 2014/2015 e 2015/2016.

Quem também conseguiu destaque no time de BH foi o ponta Bisset, que usou do amadurecimento em terras mineiras nas temporadas 2016/2017 e 2017/2018 para despertar o interesse do vôlei russo. Mais recentemente, o Minas perdeu o ponta Elian, de apenas 19 anos, para o vôlei italiano. O jogador era uma das esperanças do clube para ser uma das referências do time adulto, mas acabou deixando Belo Horizonte depois de tentadora proposta do Modena.

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000