Gabriel Moraes
@gabrieumoraes
25/10/21
23h45

Clássico mineiro

Praia Clube bate o Minas e conquista o Sul-Americano de vôlei feminino

Partida terminou em 3 a 2 para o clube de Uberlândia, que nunca havia levantado tal troféu

FCld_s5WQAMYjdY.jpg
Rivalidade aumenta a cada competição — Foto: CSV / divulgação
FCllVbZXEAQP3Ny.jpg
Rivalidade aumenta a cada competição — Foto: CSV / divulgação
Minas x Praia
Rivalidade aumenta a cada competição — Foto: CSV / divulgação
Gabriel Moraes | @gabrieumoraes
25/10/21 - 23h45

O Dentil Praia Clube interrompeu a sequência de três títulos seguidos do Minas no Sul-Americano, ao bater, na noite desta segunda-feira (25), o rival de Belo Horizonte e conquistar o torneio feminino pela primeira vez em sua história. A vitória foi conquistada no tie break, com parciais de 25/17, 21/25, 25/17, 19/25 e 15/7.

O jogo começou equilibrado, sendo que um time só conseguiu abrir dois pontos de vantagem quando o Minas fez um 7 a 5. No entanto, o Praia virou e não deu mais chances para o time de Belo Horizonte. Vantagem, ao final, chegou a ser de oito pontos, fechando em 25 a 17.

No segundo set, o Minas parece ter entrado mais ligado e conseguiu se sobrepor. Destaque para a meio-de-rede Thaisa, que fez três pontos seguidos de saque, causando desestabilidade no time advsersário, que chegou a empatar quando o set se encaminhava para o final, mas não conseguiu abrir vantagem. Ao fim, 25 a 21 para o Minas, 1 a 1 no total.

No terceiro set, o clube de Uberlândia dominou por completo. Com diversos erros, inclusive na recepção, o Itambé viu o rival mineiro tomar conta do placar e fazer um 2 a 1 na partida com um 25 a 17, mesmo placar do primeiro.

Já no penúltimo set, destaque para a superioridade do Minas, principalmente entre o começo e a metade da etapa. Em um dado momento, clube chegou a fazer nove pontos de 10 disputados. 25 a 19 e 2 a 2, levando para o tie break, o primeiro do campeonato.

Ele foi marcado pela sequência de acertos do Praia, principalmente em bloqueios e ace. Com ponto atrás de ponto, o Minas sentiu na pela e na cabeça o bom jogo das oponentes e não conseguiu reagir. Final, 15 a 7.

Caminho

Ambos os times chegaram à final após 100% de aproveitamento nos pontos corridos, quando todos enfrentam todos. O Minas passou pelo Brasília Vôlei ao vencer por 3 a 1, Club Olimpia por 3 a 0 e San Martin pelo mesmo placar. O Dentil Praia venceu os mesmos adversários por 3 a 0.

O torneio foi disputado no Sesi Taguatinga, no Distrito Federal. A melhor jogadora eleita foi Claudinha, do Praia. Time: a melhor líbero foi Leia, do Minas; melhores centrais, Carol Gattaz e Thaisa (Minas); melhor levantadora, Ana Cristina (Brasília Vôlei); melhor oposta, Brayelin Martínez (Praia); melhores ponteiras, Ana e Kasiely (Praia).

Campeão e vice-campeão, os clubes mineiros estão automaticamente classificados para o Mundial de Clubes, que será realizado em dezembro, na Turquia.

Esta é a terceira final entre os rivais neste ano. Depois de fazerem a final do Campeonato Mineiro no dia 16 de outubro, os dois times voltaram a se enfrentar no dia 18, na final da Supercopa. Até então, melhor para o Praia, que sobrou em quadra em triunfos por 3 a 0.

Dentil Praia Clube: Brayelin Martínez, Jineiry, Claudinha, Ana, Kasiely, Carol e Suelen (líbero). Técnico: Paulo Coco.

Itambé/Minas: Carol Gattaz, Macrís, Pri Daroit, Thaisa, Neriman Ozsoy, Dani Cuttino e Léia (libero). Técnico: Nicola Negro.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000