Gabriel Moraes
@gabrieumoraes
14/06/21
14h35

Parabéns!

Sada Cruzeiro completa 15 anos: relembre títulos e percurso do 'Campeão de Tudo'

Time tem média de aproximadamente três troféus por temporada

Time tem incríveis 44 títulos — Foto: Douglas Magno / O TEMPO
Gabriel Moraes | @gabrieumoraes
14/06/21 - 14h35

Como não associar os últimos anos do vôlei brasileiro e mundial com a história do Sada Cruzeiro? O "Campeão de Tudo" completa nesta segunda-feira (14) 15 anos, repleto de craques, títulos e muita história.

Fundado em junho de 2006, inicialmente em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte e com o nome de Associação Esportiva Sada Vôlei, a equipe é fruto de investimento do Grupo Sada, um dos maiores grupos empresariais de Minas Gerais e do Brasil, que atua principalmente nos ramos de transporte, logística, indústria e comunicação.

Apesar de esse ter sido o primeiro investimento no esporte, demorou apenas três anos para ganhar notoriedade e ser respeitado por outras equipes, quando mudou-se em definitivo para a capital mineira e juntou seu nome com o Cruzeiro Esporte Clube.

Tendo o Poliesportivo do Riacho, em Contagem, como sua casa, de lá para cá foram inúmeras conquistas. O Sada Cruzeiro tem incríveis 44 títulos em sua história, uma média de aproximadamente três troféus levantados por temporada. Entre os principais, estão: hexacampeão da Superliga, dez vezes campeão mineiro, tetracampeão da Copa Brasil, tricampeão da Supercopa, pentacampeão do Sul-Americano e tricampeão do Mundial de Clubes.

Com jogadores icônicos em sua história como Serginho, Wallace, William, Leal e Filipe, hoje técnico, o Sada Cruzeiro é conhecido também pela sua estrutura nas categorias de base e programas sociais. De acordo com o clube, atualmente, são mais de 2.000 crianças e adolescentes atendidos.

Parte de tudo isso passou pelas mãos de Marcelo Mendez, treinador argentino que comandou o time por 12 anos, entre 2009 e 2021. No período, ele somou 55 campeonatos disputados, chegando a 48 finais para levantar 39 taças – uma trajetória que o fez um dos maiores treinadores de todos os tempos.

Ao de despedir, em março deste ano, ele escreveu uma carta, em que ele agradece ao clube e à torcida pela sua passagem, confessa que saiu de BH como um profissional melhor e que não esperava passar tanto tempo por aqui. Leia mais AQUI. Hoje, ele comanda a seleção da Argentina.

Atualidade

Atualmente, o Sada Cruzeiro quer voltar a conquistar títulos de expressão nacional e mundial e, para isso, montou um elenco recheado de jogadores vitoriosos, inclusive com repatriados, como Lucas Lóh e Wallace. O elenco para a temporada 2021/2022 é o seguinte:

Levantadores: Fernando Cachopa e Resley
Opostos: Wallace e Oppenkoski
Ponteiros: López, Rodriguinho e Lucas Lóh
Centrais: Isac, Otávio e Cledenilson
Líberos: Lukinha e Lucas Bauer
Técnico: Filipe Ferraz

Ídolo do time como jogador, Filipe assume o comando ao lado do auxiliar Beto Martele, que foi um dos escudeiros de Mendez na última década. O técnico disse a O TEMPO como espera que será esse novo desafio em sua carreira.

"Carrego uma responsabilidade muito grande com todos os atletas, com a comissão técnica, mas acredito que estou respaldado de pessoas muito competentes. O Sada Cruzeiro conta com uma comissão sólida e experiente, que facilitaria o trabalho de qualquer treinador. Sei que aprenderei muito com eles e que irão me ajudar demais em toda essa trajetória", conta.

Parabéns!

O fundador do Sada Cruzeiro, Vittorio Medioli, parabenizou a equipe pelos 15 anos e agradeceu a todos que contribuíram com isso. "O Sada Cruzeiro é um exemplo de competência, eficiência e vontade de fazer", disse.

Veja, abaixo, algumas felicitações dos torcedores do "Campeão de Tudo":

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000