
Desastre
Barragem de mineradora se rompe em Mariana; acompanhe em tempo real
Encerramos por hoje a cobertura em tempo real. As publicações serão retomadas na manhã desta quarta-feira (18)
A Samarco terá uma semana - até a próxima terça-feira (24) - para informar o cronograma sobre a reconstrução das cidades destruídas e a entrega do plano geral de indenizações para os moradores. O ultimato foi dado pelo promotor Guilherme Meneghin na reunião que aconteceu na noite desta terça-feira (17) em Mariana, entre o Ministério Público, a prefeitura e as comissões que representam os moradores atingidos. Leia a reportagem completa clicando AQUI.
Segundo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o processo de recuperação do rio Doce deve levar "pelo menos uma década". A afirmação foi feita durante coletiva em que a presidente Dilma Rousseff anunciou, nesta terça-feira (17), a criação de um projeto de revitalização do rio, atingido pela lama decorrente do rompimento das barragens na região de Mariana. Leia a reportagem completa AQUI.
Circula nas redes sociais imagens com referência ao Decreto 8.572/15, da presidente Dilma Rousseff (PT), afirmando que o texto serviria para considerar como desastre natural o rompimento de barragens. Entretanto, o decreto na verdade serve para alterar o inciso XVI do artigo 20 da Lei nº 8.036, de 11 de maio de 1990, que dispões sobre as normas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O objetivo real do decreto assinado pela presidente é incluir entre os desastres que permitem às vítimas sacar o valor do FGTS a tragédia causada pela mineradora Samarco. Leia a reportagem completa clicando AQUI.
Gritando "Justiça sim, desemprego não" e "Fica Samarco sem você nós somos fracos", cerca de mil pessoas participaram do ato de trabalhadores e familiares que dependem do funcionamento da mineradora para sobreviver. Uma nova manifestação deverá acontecer no próximo sábado (21) para pedir a imediata retomada das atividades da empresa.
FOTO: MARIELA GUIMARÃES / O TEMPO |
![]() |
A mineradora Vale enviou à imprensa, nesta terça-feira (17), um laudo que aponta que a água contida nos primeiros vagões enviados para ajudar no abastecimento em Governador Valadares na última sexta-feira (12) não continhaM querosene, conforme foi divulgado após denúncia feita pela Prefeitura da cidade. Leia a reportagem completa clicando AQUI.
Manifestantes começam a se reunir na praça principal de Mariana para o ato batizado como "Fica Samarco", marcado pelas redes sociais para as 19h desta terça-feira (17). "Tem que pagar, tem, com certeza. Vidas foram embora e isso não vai ser comprado. Nunca mais, o dinheiro não paga. Mas a gente tem que ter um recomeço e a nossa cidade tem que voltar a ter lucros para a gente sobreviver aqui mesmo, senão vai virar uma cidade fantasma", afirmou a comerciante Poliane Aparecida, uma das organizadoras do evento, filha e neta de moradores de Bento Rodrigues.

A presidente Dilma Rousseff recebe o governador de Minas, Fernando Pimentel, e o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, para uma reunião no Palácio do Planalto, nesta terça-feira (17). O encontro começou às 17h e foi marcado para discutir questões relacionadas ao apoio às famílias atingidas e ao impacto ambiental causado pelo rompimento da barragem de Fundão.

"Não é o caso de pedir desculpas à população de Mariana", disse o diretor de operações e infraestrutura da Samarco, Kleber Terra, sobre a tragédia causada pelo rompimento da barragem do Fundão. Clique AQUI e leia a matéria.
Bombeiros encontraram parte de um corpo no rio Doce, na cidade que leva o nome do rio, nesta terça-feira. Clique AQUI e leia a matéria.

