O bondinho do Pão de Açúcar, um dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro, foi transformado em um quarto de hotel e apresentado à imprensa hoje pela manhã na praça dos Bondes, no Morro da Urca. Na ocasião, a plataforma Booking.com revelou os resultados da pesquisa Travel Predictions 2020 (Previsões de Viagens para 2020), realizada entre 9 e 28 de agosto deste ano, com 22 mil viajantes em todo mundo, sendo mil deles brasileiros.
O francês Mathieu Hofman, que mora há 16 anos nos Estados Unidos, e a carioca Isabella Borowski foram os primeiros a efetuar a reserva e ficarão hospedados, entre hoje e amanhã, cada um por uma noite no bonde de 1972, que funcionou por 36 anos. De acordo com a plataforma de hospedagem, eles fizeram a reserva em três minutos. "Queremos mostrar que temos uma diversidade acomodações e que é possível hospedar em locais inusitados", afirma Luiz Cegato Bertomeu, gerente de comunicação da Booking.com.
Além de dormir no bondinho, os hóspedes farão uma viagem guiada pelo Pão de Açúcar e jantarão no restaurante do cartão-postal carioca. O bondinho foi o primeiro teleférico do país e terceiro inaugurado no mundo. Em outubro, ele completou 107 anos. Entre outras hospedagens inusitadas da plataforma, estão uma casa de chocolate na França, uma cápsula em um campo de tulipas na Holanda, a casa da Família Adams no Brooklyn, em Nova York, um castelo de areia nos Estados Unidos e uma casa de calacas (esqueletos) no México.
No Brasil, além do bondinho, a Booking.com transformou em hospedagem o vestiário do Museu do Futebol, no estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu. Segundo Luiz Cegato, cada vez menos a Booking quer ser conhecida como plataforma de hospedagem, mas de conectividade, para que o viajante possa pedir desde um táxi no aeroporto até organizar seu passeio dentro da plataforma. O bondinho foi escolhido, segundo Cegato, por se tratar de um ponto turístico famoso e emblemático do país.
Pesquisa
Durante a visita ao bondinho, a Booking.com revelou os números de sua última pesquisa. Segundo o levantamento promovido em agosto, 51% dos viajantes brasileiros afirmaram que querem lugares não afetados pelo turismo de massa. "Os destinos alternativos ganham cada vez mais espaço na cabeça dos viajantes", afirma Cegato. Há cada vez também mais preocupação dos turistas com sustentabilidade e a diminuição do impacto ambiental.
Sete entre cada 10 viajantes, ou seja, 73% dos entrevistados, dizem esperar que as novas tecnologias facilitem suas viagens, ajudando, por exemplo, na escolha do seu próximo destino. Já metade dos turistas (56%) planejam viagens mais lentas. "O ir com calma reflete também nos meios de transportes", salienta Cegato". Por isso, deve crescer a procura por meios de transporte que proporcionem uma experiência de locomoção, como bikes, bondes e barcos.
Os turistas também procuram ainda por destino que ofereçam o maior leque de atrações e possam prolongar a viagem, tornando-a mais completa. Esse é o desejo de 64% dos entrevistados. "O turista quer destinos que possam fazer coisas diferentes ao mesmo lugar", enfatiza Cegato. Nesse aspecto, Montevidéu, no Uruguai, é a cidade mais citada na América Latina. No Brasil, é Ilhabela, no litoral de São Paulo.
Cerca de 81% dos avôs entrevistados na pesquisa desejam viajar acompanhados dos netos. Essa é considerada uma tendência mundial. Oito entre cada dez avôs dizem que se sentem rejuvenescidos quando viajam com os netos.
Já 51% dos brasileiros escolhem destinos que possam levar seus pets. O Brasil só perde para a China. Hoje, 65% dos brasileiros têm bichinhos de estimação. Também cresceram na Booking o número de hotéis pet friendly nos últimos anos. "O mais interessante é que as pessoas estão dispostas a pagar mais por essas acomodações", enfatiza Cegato. No levantamento, a gastronomia já aparece como um das principais motivações de viagens (78%). Outro dado interessante é que 65% dos turistas da melhor idade pretendem gastar seu tempo livre em viagens e 2/3 deles pretendem se aventurar em escolher os destinos.
Quer conferir os bastidores das nossas viagens e ter acesso a dicas de turismo no seu feed? Siga-nos no Instagram @superviagemoficial.