De 10 e 26 de maio, Búzios será palco da primeira edição do Al Mare, festival gastronômico que terá como protagonista os frutos do mar. Realizado pela Associação Comercial de Búzios, o evento contará com a participação dos principais restaurantes do centro, que abrange as ruas das Pedras e Manoel Turíbio de Farias e a orla Bardot.

Com o tema “Do mar para a mesa”, os restaurantes irão priorizar a gastronomia sustentável, valorizando os pescadores locais e utilizando nos menus pescados frescos provenientes da região, como anchova, polvo, pargo, dourado pequeno e badejo, entre outros. Os preços dos pratos variam entre R$ 55 e R$ 130.

“Queremos resgatar a origem de Búzios, que teve início com o núcleo de pescadores, passando pelo turismo e chegando na gastronomia internacional. A filosofia do Al Mare é promover o consumo consciente e sustentável”, explica Bárbara Brandan, integrante da comissão organizadora do festival.

São esperados cerca de 10 mil visitantes ao longo do evento. Os restaurantes participantes também serão sinalizados com o logotipo do festival. A realização no mês de maio foi estratégica. O Al Mare acontecerá durante a “melhor temporada”, período em que Búzios conta com clima ameno, dias ensolarados e mar de águas claras, simultâneo ao evento esportivo Rei de Búzios (24 a 26/5).

 

Madeira

Experiências vivenciais

Pensando nas experiências essenciais de viagem, A Discovering Madeira (discoveringmadeira.com) criou um passeio que engloba todos os aspectos de uma visita ao destino português. O Wine and Food Walking Tour segue um itinerário com nove paradas, 11 provas de comida e seis degustações de vinho. Assim, o turista percorre pontos importantes, aprendendo sobre sua cultura, história e arquitetura, enquanto descobre sua gastronomia e vinhos, experimentam chocolate, doces tradicionais, sanduíches, frutas, vinhos e drinks madeirenses. O tour dura cerca de duas horas e meia.

 

 

Visconde de Mauá

Festa da Colônia

De 17 a 19 de maio, acontece a 26ª Temporada do Pinhão, que terá a participação de 42 restaurantes. Um dos destaques do evento é o concurso gastronômico – na disputa, a melhor entrada, prato principal e sobremesa – e a participação de chefs renomados, que ensinarão receitas com o fruto em aulas-shows. O evento contará com degustações, shows e Salão dos Produtores. A coordenadora da temporada, Mônica Rangel, destaca que neste ano o formato será mantido, onde as barracas dos restaurantes poderão vender, após as 21h, provas de seus pratos aos visitantes. Para saber mais, acesse mauagastronomico.com.br.