Minas são muitas, declarava Guimarães Rosa em texto de 1957. Parafraseando o escritor de “Grande Sertão Veredas”, Capitólio também são muitas, e vai além do famigerado lago de Furnas. Tem Capitólio pelo “mar”, pelo ar, pelas trilhas, pelos aromas e pelas paisagens da serra da Canastra. Engana-se quem pensa que todos os passeios giram em torno da água. Ao todo, são mais de 30 atrativos funcionando o ano todo para todos os públicos e bolsos.
Na sexta-feira (29/7), os empresários Jorge Abukater e João Victor Queiroz Karan anunciaram o lançamento do Cataguá, um projeto de turismo sustentável que deverá revolucionar, até 2026, a região. A primeira fase funciona desde novembro de 2020, com a abertura do Parque Mirante dos Canyons; em setembro de 2021, foi inaugurado o circuito de tirolesa e canionismo do Parque das Aventuras Pauá.
Parque aquático
O Parque Aquático Tuná está previsto para abrir em até 30 meses e terá piscinas de ondas, rio lento, espaços família e kids com toboáguas e brinquedos radicais. Completaria a estrutura o Cataguá Resort, com 314 apartamentos. Os investimentos somam R$ 350 milhões em uma área total de 129 hectares, entre o chamado “mar de Minas” e as montanhas da Canastra.
Para o prefeito de Capitólio, Cristiano Gerardão (PP), os novos investimentos ajudam na internacionalização do município mineiro e aumentam o número de leitos na cidade nos próximos anos. Jorge Abukater considera o pós-pandemia o momento propício para levantar o turismo da região. “O complexo será um indutor para o turismo em uma região que já tem muitas qualidades, privilegiada pela natureza”, afirma o empresário.
Festivais
Enquanto o megaprojeto não fica pronto, o visitante pode praticar o “turismo de experiência”: contemplar a região através de mirantes, fazer um passeio de balão na área rural, degustar a famosa tilápia, a cerveja artesanal Scarpas, queijos como o Dinho, produzido desde 1972 na fazenda Água Limpa, e cachaças, conectando-se com a natureza.
Em setembro, poderá ainda participar do Festival Gastronômico do Peixe, em 24 restaurantes, e do Festival Bossa Nova & Jazz no Private Resort Coração Aberto, de 23 a 25/9, que contará com apresentações de Roberto Menescal, Toquinho, João Bosco e o violonista Diego Figueiredo. O resort de luxo propõe serviços personalizados e conforto, mas com a proposta de o hóspede “se sentir em casa”.
O evento de bossa e jazz faz parte do projeto A Vida em Estações, que, segundo a empresária Rosália Paraíso, pretende fomentar o turismo na região por meio de festividades em cada estação do ano, trabalhando elementos como a música, a comida e a bebida. Rosália faz questão de receber todos os hóspedes pessoalmente e mostrar que a hospitalidade mineira é nossa maior virtude. “Afinal, eles estão em minha casa”, destaca.
O Private Resort é a privacidade de uma casa aliada ao serviço de resort, define Rosália. O serviço começa antes da viagem com a concierge que pesquisa os desejos e as preferências dos hóspedes. O diferencial é que a própria Rosália "anfitriona" os hóspedes como se fosse um convidado especial. Para conquistá-lo, fisga cada um pela boca, com um menu cheio de personalidade e inventividade, além da acomodação com mimos, spa de frente para a praia e piscina aquecida.
Serviço
Para saber mais sobre o destino turístico, acesse Capitólio.
Assista o vídeo