Sua melhor viagem

Conheça a Cannes além do cinema: história, gastronomia e moda na França

Cidade francesa famosa por seu festival da sétima arte tem um centro histórico bem preservado, butiques charmosas e ótimos restaurantes

Por Carolina Serelle
Publicado em 19 de novembro de 2019 | 03:00
 
 
 
normal

Conhecida principalmente por ser palco de um dos festivais internacionais de cinema mais conhecidos do mundo, junto ao de Berlim e Veneza, Cannes é uma cidade que, de fato, impressiona. Localizada no sul da França, na conhecida Côte d’Azur, trata-se do destino ideal para os amantes da sétima arte – e, atenção, mesmo fora da época do festival. Há, inclusive, hotéis cuja decoração é toda pensada no clima do evento mais badalado do calendário por lá.

Mas é preciso dizer que a região também vai encantar os apreciadores de história, da moda e, como não poderia deixar de ser, tratando-se da França, da gastronomia.

A paisagem, ali, já serviu de cenário a muitos filmes, como a comédia “As Férias de Mr. Bean”, no qual o personagem interpretado pelo britânico Rowan Atkinson passa por poucas e boas até conseguir chegar ao local.

A cidade conta com um centro histórico atraente e bem preservado, no qual o flâneur pode conhecer butiques charmosas e ótimos restaurantes. Sim, o preço é um pouco salgado, mas sempre dá para encontrar um menu do dia que cabe no orçamento. Não bastasse, há, ainda, o entorno, como as cidades de Saint-Paul-de-Vence, Grasse (meca dos perfumes) e Mougins.

La Croisette, território estrelado

O Boulevard de La Croisette, um dos pontos mais famosos da cidade, é uma avenida à beira-mar, margeada por palmeiras e repleta de lojas, restaurantes, cafés e hotéis (os principais endereços da cidade estão localizados aqui) – e até um cassino. Burberry? Tem, sim, senhor. Assim como Yves Saint–Laurent, Gucci etc. Uma ótima ideia para passar o tempo é simplesmente se sentar em um dos bancos e apreciar a belíssima vista (ela se estende pela costa do Mediterrâneo, e, ali, dá para entender por que essa costa tem a cor azul como referência) e clicar o estilos dos transeuntes. Vale salientar que a avenida é inclusive considerada um Patrimônio Cultural da França. Reza a lenda que o nome deriva da presença de uma pequena cruz (“croix”, em francês), que sinalizava o “Caminho da Pequena Cruz”. Não deixe de ir até Cannes Harbour para ver os iates dos mais abastados. Afinal, a vida é dolce para alguns. 

Ilhas Lérins

As Îles de Lérins ficam logo ali, em frente a Cannes. Para acessá-las, basta pegar um barco no Quai Max Laubeuf e fazer a viagem, que dura em torno de 15 minutos. As ilhas oferecem diversas atividades divertidas, principalmente durante o verão. Também contam com restaurantes, lanchonetes e lojas de vestuário. Assim, se puder, inclua-as na sua lista do que fazer em Cannes. Asseguramos que não haverá arrependimento!

Tapete vermelho, ou, melhor tapis rouge

Durante o evento, há sempre pessoas que se aglomeram para dar uma olhada nos acontecimentos do tapete vermelho. Grandes telas são dispostas pela região, e não faltam paparazzi para clicar cada estrela. Há quem fique na porta do Palácio pedindo convites – alguns, com cartazes. Neste ano, notamos um: “Me dê um convite ou eu darei um spoiler de ‘Game of Thrones’”. Mas não sabemos se funcionou.

Vamos à la plâge

Adentrar a areia com gorros de lã, jaquetas térmicas e botas pode soar um tanto inusual à primeira vista. Mas, bem, nesse caso, a intenção é das melhores. Durante o festival de Cannes, há algumas sessões ao ar livre em plena praia, à tardinha. Ao lado, flagramos os momentos que antecederam uma delas – por isso, os lugares ainda não estão todos tomados, o que é uma constante por ali.

Festival dos festivais

O Festival de Cannes foi criado em 1946 acontece todo mês de maio. Além dos filmes concorrentes ao prêmio máximo, a Palma de Ouro, há seções paralelas, como a Un Certain Regard. A cidade concomitantemente também sedia o Marché du Film, uma espécie de rodada de negócios que atrai distribuidores de todo o planeta. Na foto ao lado, pessoas tentam garantir suas fotos das celebridades que desfilam no tapete vermelho.

Rua dos Antibes

É considerada a rua mais movimentada de Cannes (embora a foto ao lado, por ter sido feita num domingo, mostre o comércio fechado). Mais um endereço para quem estiver interessado em compras: tem Sephora, Zara, Lacoste... Mas tem também floras de vitrines bem coloridas e sedutoras. Não deixe de se sentar em uma pâtisserie para degustar macarons ou um “vrai crème brûlée”.

Envie o seu relato de viagem para superviagem@otempo.com.br.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!