Viagens incríveis

Conheça a pequena e mágica Luang Prabang, no Laos, com mais de 30 templos

Listada pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade, cidade no sudeste asiático é importante centro espiritual do budismo

Por Rafael Romeiro
Publicado em 23 de julho de 2019 | 03:00
 
 
 
normal

Desde a primeira vez que ouvi falar da cidade, há vários anos, em um programa de televisão que destacava locais pouco conhecidos listados pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade, a pequena Luang Prabang, no Laos, me chamou atenção e entrou na minha lista de desejos. Não sabia explicar por quê, mas precisava conhecê-la.

Curiosamente, em boa parte das vezes que recomendo a cidade como parte de um roteiro pelo Sudeste Asiático, ouço questionamentos desconfiados: o que fazer ali ou por que Luang Prabang é tão especial? 

Uma pesquisa rápida de imagens na internet mostra belos templos, mas nada tão fotogênico para justificar o entusiasmo de quem já esteve por lá. As águas turvas do importante rio Mekong, que forma a península onde a cidade está situada, tampouco justificariam tamanha empolgação, mas pergunte a alguém que já a visitou e certamente ouvirá relatos apaixonados.

A história ajuda a explicar o seu charme. Importante centro espiritual do budismo há quase 1.500 anos, hoje com uma população de pouco mais de 20 mil habitantes, Luang Prabang tem mais de 30 templos, e o laranja vivo das túnicas dos monges domina as ruas.

As seis décadas de colonização francesa, nos séculos XIX e XX, deram um requinte único, não encontrado nos países vizinhos do Sudeste Asiático. São várias opções de pousadas de charme, abrigadas em casas coloniais, e é difícil escolher entre as opções de restaurantes, bares e cafés aconchegantes. 

Restaurantes

Para um menu-degustação de comidas típicas do Laos, o Tamarind (tamarindlaos.com) é imperdível. É possível também reservar uma aula de cozinha com o chef do restaurante, que começa com uma visita a um mercado tradicional para escolha dos produtos. 

A poucos passos dali, a Le Banneton (facebook.com/lebannetonluangprabang) serve croissants e pains au chocolat que não ficam devendo às boas pâtisseries parisienses. Icon Klub (iconklub.com) e Utopia (utopialuangprabang.com) são ótimos bares para um coquetel antes do jantar.

Lojinhas bem-decoradas, com boa curadoria de artesanato local, também não faltam, mas o epicentro das compras é o mercado noturno, que ocupa parte da rua principal. Para quem já visitou os mercados de outros países asiáticos, chama atenção o silêncio e o jeito sereno dos vendedores, uma característica do povo do Laos.

Templos

Os templos de Suwannaphumaham, Xieng Thong e Xieng Mouane são visitas imperdíveis. No Palácio Real, construído em 1904, fica a imagem de Phra Bang, o buda dourado de 80 cm de altura, que dá nome à cidade e é um dos principais tesouros do budismo. O monte Phou Si, que pode ser alcançado por uma longa escadaria margeada de pequenos templos, tem uma bela vista para o pôr do sol.

A cereja do bolo de Luang Prabang, no entanto, acontece ao nascer do sol. Todos os dias, antes do amanhecer, centenas de monges saem em uma procissão silenciosa por vários pontos da cidade, com potes pendurados ao pescoço, onde fiéis colocam suas doações de alimentos. 

É um momento de significado intenso, mas que infelizmente vem sendo afetado pela quantidade crescente de turistas. Para não ser inconveniente, siga alguma regras: fique em silêncio, nunca atravesse o caminho da procissão, não toque nos monges e fique sempre mais baixo que eles, de preferência sentado ou de joelhos


 

Quick tips

Hospedagem

Rosewood Luang Prabang

O grupo Rosewood, que tem alguns dos melhores hotéis do mundo, acaba de inaugurar sua unidade em Luang Prabang. Ele vem se juntar a outras duas propriedades de altíssimo luxo, o Belmond La Residence Phou Vao e o Amantaka, ambos em construções históricas, com poucos apartamentos e foco em uma experiência fora do comum na região.

 

Cruzeiro

Novo barco no Mekong

A Heritage Line, operadora de cruzeiros exclusivos na Ásia, inaugurou recentemente seu novo barco, o Anouvong, com dez requintadas cabines, que fará cruzeiros de três a nove dias pelo rio Mekong, no Laos. É uma ótima opção para explorar a região de forma mais completa, com conforto e sem ter que trocar de hotel. Para a parte do rio que atravessa o Camboja e o Vietnã, a Aqua Expeditions faz cruzeiros com um dos melhores barcos do mundo.


 

Cachoeiras

Água turquesa para refrescar

As cachoeiras de Kuang Si são ótima opção para se refrescar no calor do Laos. A 30 km de Luang Prabang, as quedas formam piscinas naturais de água azul-turquesa. Outra opção são as cachoeiras de Tad Sae. Embora um pouco menos que Kuang Si, estão em um centro de conservação de elefantes, e é possível entrar na água para dar banho nos animais.




 

 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!