Para a grande maioria dos brasileiros, fazer escolhas sustentáveis ao viajar é uma forma de salvar o planeta para as gerações futuras, aponta estudo.
O mundo está mudando numa velocidade assustadora e, ao contrário do que muitos imaginam, cada vez mais as pessoas estão preocupadas com a diminuição dos impactos causados por elas ao meio ambiente.
Segundo uma pesquisa sobre viagens sustentáveis da Booking.com, plataformas digital de viagem, sete em cada dez (72%) dos viajantes brasileiros acreditam que as pessoas devem mudar seus hábitos agora e fazer escolhas mais sustentáveis se quiserem preservar o planeta para as futuras gerações. Além disso, 75% declaram se sentir mais determinados a fazer escolhas sustentáveis do que há um ano.
Atentas a isso, as acomodações sustentáveis estão ganhando cada vez mais público, com quase a totalidade (92%) dos brasileiros afirmando que no próximo ano pretendem se hospedar ao menos uma vez em uma acomodação verde – um número que cresce todos os anos na pesquisa da Booking.com.
Em 2018, 85% dos brasileiros haviam dito que procurariam uma acomodação sustentável, contra 83% em 2017. Além disso, 86% dos viajantes afirmam que teriam mais chances de reservar uma acomodação já sabendo que ela segue práticas sustentáveis, mesmo se não estivessem procurando por uma.
Alarmante
Relatório publicado em 2018 pelo IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) afirma que o mundo tem pouco mais de uma década para restringir o aquecimento global em 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, além de informar que os riscos de inundações, secas e calor extremo vão piorar significativamente.
Dificuldades
35% dos brasileiros dizem não saber como tornar a viagem mais sustentável
31% dizem não conseguir arcar com os custos extras que uma viagem sustentável exige
86% dos viajantes brasileiros acreditam que as empresas de turismo deveriam oferecer mais alternativas de viagem sustentável
68% dizem estar cientes do que podem fazer para viajar de forma mais sustentável
Gramado e Canela encabeçam lista
Conhecida como a Europa brasileira, Gramado, a 126 km de Porto Alegre, é um dos destinos onde a indústria do turismo está mais preocupada com a sustentabilidade. Lá está o empreendimento mais sustentável do Brasil, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Bangalôs da Serra.
Desde 2002, o hotel abriga ações baseadas na tríade ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável. No quarto, por exemplo, cada espaço é pensado para que a visita gere o mínimo de impacto ambiental possível. As lixeiras trazem o indicativo para que o próprio hóspede possa fazer a separação do que for gerado na estadia.
Outra referência, mas em Canela, é a Pousada Encantos da Serra. Ela foi a primeira a receber o Certificado de Gestão Sustentável na NBR 15.401 no Sul do Brasil. A gestão sustentável em hospedagem melhora a relação com turistas, vizinhos, comunidade e meio ambiente.