Estimular o desenvolvimento da economia criativa e de talentos negros locais e potencializar o protagonismo da cidade no segmento do afroturismo. É com esse foco que o Festival Salvador Capital Afro chega à sua segunda edição. O evento acontecerá de 22 e 25 de novembro no Quarteirão das Artes (Barroquinha) e é parte da programação do Novembro Salvador Capital Afro, iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador para celebrar a cultura afrodiaspórica da cidade no mês da Consciência Negra.
O tema dessa edição será "Salvador: Cidade Conexão da Diáspora"e propõe tornar a capital baiana um ponto de encontro entre cidades e países africanos. A programação reúne painéis, apresentações musicais, oficinas, rolês afros (passeios afrocentrados) e rodadas de negócios com foco nos eixos temáticos de afroturismo, artes visuais e música.
Nos três dias do evento, serão discutidos temas fundamentados em dados do mercado do turismo afro, estratégias de cooperação internacional para o desenvolvimento e combate ao racismo, black money, aquilombamentos culturais e circulação artística, além de outras atividades voltadas para a cultura afro-brasileira.
O evento é visto como uma base de transformação social, cujo foco é mobilizar negócios, capacitar pessoas e envolver, de forma atrativa, toda a cadeia de afroempreendedores. “De forma direta, prospectamos gerar, aproximadamente, 100 postos de trabalho através da realização do Festival Salvador Capital Afro e ultrapassar a cifra de R$ 1 milhão em intenções de negócios, considerando o conjunto de artistas, grupos, empreendedores e demais pessoas convidadas para composição da nossa programação", declara Maylla Pitta, diretora de Cultura da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador.
O Festival Salvador Capital Afro é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), no âmbito do Prodetur Salvador, em parceria com a Secretaria da Reparação (Semur) e faz parte do Plano de Desenvolvimento do Afroturismo em Salvador. O projeto tem financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e conta com a parceria de GoL Smiles e Americanas.
Negócios
As rodadas de negócios têm o papel de aproximar artistas e empreendedores locais de possíveis contratantes, compradores e outros diferentes agentes de fomento, através da apresentação de projetos. Nessa edição, foram selecionadas propostas nas áreas de afroturismo, artes visuais e música inscritas previamente.
As reuniões acontecerão com players nacionais e internacionais, como os festivais de música Feira Preta, Yalodê e Negrofest (Colômbia), os museus Afro Brasil, Dragão do Mar, Muncab, MAC e MAM Bahia e o projeto Flotar (México), para as artes visuais, e as agências de turismo Brafrika, Be Fly, Luck, Orinter e Adval.
Serviço
O que: Festival Salvador Capital Afro 2023
Quando: 22 a 25/11
Onde: Quarteirão das Artes (Barroquinha)
Ingressos: gratuito
Confira a programação: Festival Capital Afro