Parceria

Zema anuncia parceria com CVC para vender os destinos de Minas até 2026

Cidades históricas estão entre as prioridades; governador ainda lançou a feira Next Travel e reforçou seu apoio ao turismo

Por Paulo Campos
Publicado em 03 de abril de 2023 | 17:59
 
 
 
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O governador Romeu Zema anunciou durante a feira WTM Latin America duas ações para promover o Estado: um protocolo de intenções com a operadora CVC para colocar os destinos mineiros nas prateleiras das agências de viagens e o lançamento da Next Travel Minas, a primeira grande feira de turismo de Minas.

Zema é o primeiro governador de MG a participar de feira de turismo. "Estou aqui para mostrar que nosso governo dá todo o apoio ao turismo. O secretario Leônidas (da Cultura e Turismo) tem conduzido a pasta do turismo e cultura com profissionalismo, fazendo um intercâmbio com todo setor produtivo de Minas”, disse. E citou o Carnaval, o Natal e o Réveillon como exemplos. Destacou ainda que o governo vai reformular o feriado da Inconfidência Mineira para atrair cada vez mais turistas.

O mandatário entende que o turismo é uma atividade que pode em pouco tempo dobrar de tamanho. E destacou a necessidade de o governo investir em infraestrutura, em melhores estradas, que agora começaram a ser recuperadas. “Todo esse trabalho é disciplinado”, pontua. Citou ainda o exemplo de Gramado, o destino turístico mais bem-sucedido do país, “que demorou não cinco anos, mas 30, 40 para ser o que e hoje”.

Estande

Minas Gerais veio para impressionar na feira e montou um estande projetado por dois profissionais de renome, o arquiteto Gustavo Penna e o designer Gustavo Greco. No espaço, um triângulo central, símbolo da bandeira de Minas, dá origem a duas pirâmides espalhadas, um espaço de projeção das potencialidades do estado. O visitante ainda encontra outro espaço acolhedor, que traduz a hospitalidade mineira e oferece cafés, broas, cachaça e quitutes típicos de diversas regiões.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, destacou que só em 2022 o turismo gerou mais de 100 mil empregos no Estado. E mais uma vez lembrou que a “Liberdade Mora em Minas”, slogan que norteou a campanha de 2022, e que o Estado cresceu o dobro da média nacional. Já 2023, de acordo com o gestor, será o Ano da Criatividade e de colocar os produtos mineiros nas prateleiras das agências de viagens.

Protocolo

Fábio Mader, da diretoria de Sourcing da CVC Corp, disse estar representando no evento as 1.000 lojas da operadora espalhadas pelo país e mais de 10 mil agentes de viagens, que farão todos os esforços para vender os destinos de Minas, entre os principais as cidades históricas, representadas na assinatura do protocolo pelo prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, também presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.

O protocolo de intenções com a CVC prevê promoção e comercialização do destino Minas Gerais até 2026. A operadora terá de criar pacotes especiais para as cidades históricas de Minas. Os destinos serão oferecidos tanto em lojas físicas quanto nas redes sociais da empresa de viagens. Ela terá ainda de realizar reunião online de mobilização das lideranças das cidades e capacitar os agentes de viagens para venda dos destinos.

Feira

Já a feira Travel Next Minas deverá acontecer nos dias 23 e 24 de junho no novo centro de eventos Centerminas Expo, no complexo Power Shopping Centerminas, que será inaugurado em abril no bairro União, na região Nordeste de Belo Horizonte. Organizada pela Glass Eventos, os mesmos da Ugart, em Porto Alegre, a feira será direcionada aos agentes de viagens e operadoras e deverá reunir cerca de 300 expositores e mais de 3.000 profissionais de turismo. Aline Glaeser destacou que deverão ser organizadas caravanas de diversos Estados.

A feira vai permitir aos agentes acesso a palestras sobre temas como inovação, vendas, marketing digital, inteligência emocional e liderança. A curadoria é de Thiago Akira, especializado em marketing turístico digital. Neste momento, já estão confirmados representantes de destinos nacionais, como Rio Grande do Sul, Paraíba, Maranhão, Pernambuco e Rio Grande do Norte, e internacionais, como Turquia, Peru, Emirados Árabes (Ras Al Khaimah), Marrocos, Egito, Jordânia e Argentina.

O presidente do Sebrae, principal apoiador das ações da Secult, Marcelo Souza e Silva, destacou o lançamento da Expoqueijo em Araxá nos próximos dias. Silva, também no comando da Câmara de Diretores Lojistas (CDL-BH), levou para o estande mineiro a gastronomia e um desfile de moda. Nesta segunda, ainda foi aberta a exposição “Joias da Mineiridade” e acontece, no final do dia, a apresentação do Congado de São Benedito. Uma das presenças ilustres na feira e Orlanda Conceição, 97, capita do Congado Babalorixá, de Poços de Caldas.

“Joias”

Sob curadoria Christiana Renault, presidente do Servas, a exposição “Joias da Mineiridade” reúne obras de 24 artesãos de diversos municípios de Minas, que foram premiados pelo Sebrae em um concurso nacional em 2022. “Essa mostra representa a alma de Minas”, define Christiana. Estão expostas uma diversidade de peças como oratórios, bonecas, tecelagem, luminárias em palha e artesanato em barro de cidades como Recreio, Paraguaçu, Jenipapo e Betim. “Esse artesanato tem que ser mostrado e valorizado para que os modos de fazer, que é patrimônio imaterial, seja mantido”, enfatiza. A exposição está atualmente em cartaz no Centro de Arte Popular, no Circuito Liberdade, ate 30 de abril.

 

 

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