Cidade Árvore do Mundo

'O trabalho com as árvores da capital é bem feito', diz Fuad após receber prêmio

Prefeito recebeu o certificado que reconhece Belo Horizonte como Cidade Árvore do Mundo; título é concedido pelo programa Tree Cities of The World

Por O Tempo
Publicado em 30 de abril de 2024 | 18:24
 
 
 
normal

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, avaliou como "bem feito, organizado e estruturado" o trabalho realizado com as árvores da capital mineira. Nesta terça-feira (30 de abril), ele recebeu o certificado que atesta o município como "Cidade Árvore do Mundo". O título é concedido pelo programa Tree Cities of The World, da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

“Eu fico muito satisfeito porque esse título que a gente recebeu, para mim, é a prova maior, porque o trabalho feito com as árvores da capital é bem feito, estruturado e organizado. É um trabalho que dá orgulho para o povo de Belo Horizonte”, disse o prefeito.

O certificado foi entregue por representante da Associação Brasileira de Arborização, entidade vinculada à Arbor Day Foundation, organização americana dedicada ao plantio de árvores, durante uma solenidade realizada no Parque Lagoa do Nado, na capital mineira. O título é concedido para municípios que são referência em preservação de árvores, florestas urbanas e espaços verdes. Belo Horizonte foi uma das 34 cidades brasileiras reconhecidas pelo programa.
 
"O plantio é o primeiro momento de um trabalho gigante que se dá há anos a fio e que envolve vários agentes da Prefeitura e da comunidade. Por isso escolhemos essa ação simbólica para marcar um momento de comemoração pelo recebimento do prêmio Cidade Árvore do Mundo e a ampliação do horário de funcionamento de três importantes patrimônios ambientais da cidade. É um marco que mostra a forma como enfrentamos os problemas climáticos e melhoramos o bem-estar da nossa população”, afirmou o presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica e secretário interino de Meio Ambiente, Gelson Leite.

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, em 2023, foram plantadas 24.830 árvores na cidade. Em 2024, a expectativa é chegar ao plantio de 30 mil.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!