A Vivenda do Camarão, que além dos Estados Unidos tem uma unidade no Paraguai, está estudando investimentos em outros países, segundo o gerente geral de marketing da rede, Victor Drummond. “Estamos retomando as negociações para expansão na Europa. Chegamos a ter lojas em Portugal e Espanha no passado, mas, por questões estratégicas, as encerramos. Nossa pretensão e planos comerciais envolvem todos estes países”, diz.
Com a procura crescendo, a consultoria Drummond, que tem escritórios no Brasil e Estados Unidos, criou um departamento só para atender o segmento de franquias, conta um dos sócios da empresa, Bruno Drummond. “A situação econômica do Brasil, que não é boa, ajuda aumentar o interesse. Só que a maior parte dos franqueadores quer ingressar nos Estados Unidos por questões estratégicas e em razão da demanda, do mercado”, observa.
Expansão. Assim como a Vivenda do Camarão, a rede de fast-food brasileira Giraffas também fez alterações para conquistar o norte-americano, entre elas no cardápio, conta o CEO da empresa nos Estados Unidos, João Barbosa. A estratégia vem dando certo, tanto que, no ano passado, a rede abriu quatro unidades no país. Hoje, são 11 restaurantes no território norte-americano. “Nossos planos consistem em inaugurar nossa primeira unidade franqueada e consolidar nossa marca no país. Temos duas inaugurações previstas para o primeiro semestre de 2015 e para o segundo, temos planos de partir para outros Estados”, diz.