Percorrer a BR–040, no trecho que vai do Distrito Federal até Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, vai custar R$ 69,30 em pedágios. Em cada uma das 11 praças de cobrança que serão instaladas na rodovia, o motorista vai desembolsar R$ 6,30. Já na BR–116, no trecho que corta Minas, haverá oito praças de pedágio, com cobrança de R$ 9,65 em cada, totalizando R$ 77,20. Os valores oficiais foram informados ontem pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em audiência pública realizada em Belo Horizonte.
A cobrança deve começar a partir do meio do segundo ano de concessão, quando as empresas já terão que ter realizado obras emergenciais em toda a via e 10% das duplicações previstas. No caso da BR–040, o prazo seria em meados de 2015. Para a BR–116, em 2016.
Os valores são os máximos admitidos pelo governo e podem cair, conforme as propostas recebidas nos leilões. Na terça-feira, o ministro dos Transportes, César Borges, informou que os leilões de quatro trechos rodoviários, entre eles a BR–116, seriam adiados para 2014. O governo pretende reavaliar os estudos e pode mudar o modelo de concessão, adotando, por exemplo, uma Parceria Público-Privada (PPP). Também está em estudo a adoção de um subsídio para reduzir o pedágio.
Nessa quarta, o governo corrigiu o valor do pedágio para cada 100 Km na BR–116 de R$ 12,56, informado na semana passada, para R$ 9,65. O valor ainda é 54% superior ao preço do pedágio dessa estrada proposto no fim do ano passado, que era de R$ 6,27.
Já na BR–040, cuja previsão de leilão está mantida para dezembro deste ano, o valor do pedágio para cada 100 Km é de R$ 7,38, alta de 49% em relação ao valor previsto inicialmente, que era de R$ 4,95 a cada 100 Km.
Condomínios. A praça de pedágio prevista para Nova Lima, na Grande Belo Horizonte, teve sua localização alterada do Km 562 para o Km 571,5, para ficar depois da região dos condomínios. A alegação é que se trata de uma área urbana, e moradores e trabalhadores seriam penalizados pela cobrança. Ontem, na audiência pública, foi sugerida uma nova mudança na localização, para o Km 598, perto de Belo Vale, região de grande movimentação de caminhões de minério.