Na manhã desta quinta-feira (29), a Secretária de Aviação Civil publicou uma pesquisa que aponta quais são os terminais mais bem avaliados pelos passageiros. A pesquisa que começou a ser realizada no primeiro trimestre de 2013, e tem dados divulgados trimestralmente, tem como objetivo avalizar a forma como os aeroportos são vistos pelos utentes, buscando realizar melhorias nos serviços com base nos dados coletados.
A pesquisa referente ao quarto trimestre de 2014, avalizou 15 aeroportos do país, responsáveis por 95% da movimentação aérea do Brasil. O aeroporto mais bem avaliado foi o de Viracopos, em Campianas, com a nota de 4,29 pontos.
No quesito de satisfação geral do passageiro, apenas sete terminais foram avaliados abaixo da média de 3,94. Entre eles está Confins com a nota de 3,81, ocupando à décima posição geral. Os principais pontos negativados pelos utentes foram o valor dos produtos de lanchonetes, o valos dos produtos comerciais e a qualidade da internet. O tempo na fila de emigração e a cordialidade dos funcionários do check-in foram pontos positivos no aeroporto mineiro.
Encomendada pela SAC à Praxian - Business & Marketing, foram ouvidos 12,992 passageiros que deveriam responder a 48 itens, com valores de um a cinco, sendo um a pior nota possível. Disponibilidade de carrinhos de bagagem, Limpeza de sanitários, cordialidade dos funcionários do check-in, transporte público foram alguns dos itens analisados.