Era Dia de Tiradentes, 21 de abril, quando foi produzida a primeira “fornada” de 1.600 litros de cerveja da Inconfidentes Cervejarias Conjuradas – o nome não foi escolhido por acaso, como se vê.

Trata-se de uma receita inédita, que mistura os estilos belga e norte-americano, bolada pelas três microcervejarias – Grimor, Jambreiro e Vinil – que são sócias do empreendimento, para simbolizar sua união.

O modelo de produção da Inconfidentes também é inédito no Brasil. Funciona como uma cooperativa, mas não pode receber esse nome, porque, segundo a legislação, seria preciso haver ao menos 20 cooperados. No caso da Inconfidentes, são sete sócios, que trabalham num sistema “colaborativo”, para baratear os custos com o compartilhamento da estrutura da microindústria.

“É a primeira vez que cervejeiros caseiros criam esse formato para organizar o negócio. Já somos procurados por outros cervejeiros do Brasil inteiro para explicar como é o processo”, diz Paulo Patrus, 29, um dos sócios.

“O modelo é de grande valia e acreditamos que seja uma excelente saída para trazer mais produtores para o mercado formal”, diz Cristiano Lamego, superintendente do SindBebidas-MG.

Antes de se juntarem, as três microcervejarias alcançavam 300 litros por mês – com a Inconfidentes, esperam chegar agora a 12 mil, de seis estilos. O investimento inicial foi de R$ 800 mil.

A fábrica fica num galpão de 220 m² em Nova Lima (região metropolitana), cidade com quatro das 23 microcervejarias registradas em Minas, que está virando um polo à parte. “A prefeitura de Belo Horizonte não liberou o empreendimento. Já em Nova Lima, a própria prefeitura apostou que a cidade se tornaria um polo, e facilita”, diz Paulo.

Entre os sete sócios, há biólogos, dentistas, um engenheiro e um designer, e todos entraram no nicho por hobby. Até criarem a Inconfidentes, foram 18 meses de conversa e pesquisa. “O mercado está totalmente aberto. Minas vai virar o maior polo de fabricação de cervejas artesanais – e muito rápido”, aposta o sócio Ricardo Marques, 56.

A fábrica será inaugurada oficialmente neste mês, com venda das marcas em bares e casas especializadas, em garrafas e chope. (CMC)