Neste sábado (28), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MG) realizou um workshop em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, para apoiar os municípios na resolução dos embates burocráticos para o recebimento de recursos para áreas atingidas pelas chuvas. Segundo o governo do Estado, 44 municípios já estão capacitados para receber dinheiro da União. Até este sábado, 51 cidades mineiras decretaram estado de emergência por causa dos estragos causados pela chuva.
Durante o workshop os representantes das prefeituras foram orientados sobre como fazer o preenchimento do Formulário de Informação de Desastre, sobre a criação do Cartão de Pagamento da Defesa Civil, a captação de recursos federais e o preenchimento do Plano de Resposta, que deve ser remetido ao Governo Federal. Para regulamentar a documentação, além de tirar possíveis dúvidas sobre a importância da implantação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, a Cedec montou uma estrutura especifica no auditório da 8a. Região Integrada de Segurança Pública . 90 pessoas foram instruídas, entre elas, prefeitos, secretários municipais, coordenadores municipais de Proteção e Defesa Civil, engenheiros, entre outros.
Os municípios que participaram do trabalho são: Conselheiro Pena, Sardoá, Santa Rita do Itueto, Virgolândia, Timóteo, Coronel Fabriciano, São Pedro do Suaçuí, Ipaba, Mathias Lobato, Ardoce, Araçuaí, Itamarandiba, Itanhomi, Governador Valadares, Cuparaque, Goiabeira, Santo Antônio do Itambé, Frei Inocêncio, Caratinga, Teófilo Otoni, Aimorés, Itueta, Machacalis, Ataléia, Tumiritinga, Ladainha, Franciscópolis, Vargem Alegre, São Geraldo da Piedade, Serro, Engenheiro Caldas, Fernandes Tourino, Itambacuri, Galiléia, Mantena, Padre Paraíso, Alvarenga, Ipatinga, Marilac, Resplendor, São João do Manteninha, Comercinho, Coluna, Alpercata, Virginópolis, Araçuaí.
Agora, cabe a cada cidade ir a uma agência do Banco do Brasil, levar a documentação e solicitar o cartão.