Após mais de 12 horas de paralisação, motoristas e cobradores da empresa Transimão voltaram ao trabalho às 18h. Cerca de 150 funcionários fizeram ao longo desta segunda-feira (9) uma manifestação em frente a garagem da empresa, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Segundo militares do 18º Batalhão, o grupo fechou a entrada da garagem, localizada na Wilson Tavares Ribeiro, na Chácara Cotia, no fim da madrugada. Eles cobram aumento de salário e questionam que a empresa não aceita atestados médicos e são multados em caso de atrasos no valor R$ 200. Ao longo do dia, viaturas da corporação estiveram no local e o ato foi realizado de forma pacífica.
Usuários de linhas da Transimão informaram à reportagem de O TEMPO que encontram dificuldades no deslocamento até os centros de Contagem e Belo Horizonte.
“Saí do bairro Ressaca e precisava chegar ao bairro Cidade Industrial e não passou nenhum ônibus. Tive que pegar um táxi e gastar R$ 30”, contou o técnico em segurança do trabalho Valdeci Reis, de 32 anos.
De acordo com a Transcon, 14 linhas foram afetadas pela ação dos motoristas e cobradores. No entanto, o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Contagem (Sinttracon), Josevaldo Ferreira, afirmou que 27 linhas ficaram paradas, afetando assim cerca de 300 mil usuários.
"As condições de trabalho são horríveis. Esses descontos não existem em outras empresas", disse o diretor. Empresa e funcionários começaram uma reunião de negociação às 17h.
Por volta de 18h, funcionários, empresa e representantes da Transcon entraram em acordo. A promessa é de que as revindicações dos motoristas e cobradores sejam atendidas. Agora, quando um condutor receber uma multa, essa será enviada ao setor responsável para avaliar o caso. O motorista poderá recorrer e se perder a ação ele deverá arcar com as despesas.
Em nota, a Transimão informou que a manifestação desta manhã está relacionada à negociação de convenção coletiva e ao pedido de reajuste salarial das entidades de classe. A empresa explicou que está aguardando que a categoria informe o valor do reajuste desejado à Transimão para dar início às negociações
Sobre as multas por atraso e a não aceitação de atestados médicos, “a Transimão afirma que a empresa possui uma médica do trabalho que avalia todos os funcionários para evitar que qualquer colaborador trabalhe fora da sua condição normal e evitar que sejam aceitos quaisquer atestados falsos, como rege a lei. A empresa reitera que trabalha sempre dentro das normas estabelecidas pela CLT e prega o respeito aos seus funcionários”, diz a nota.
Ainda de acordo com o comunicado, as linhas afetadas pela greve operaram em escala mínima.
Usuários insatisfeitos
Constantemente, usuários que precisam utilizar o serviço da Transimão reclamam das linhas. Nessa segunda, a paralisação deixou os passageiros indignados.
“Fiquei no ponto das 6h até as 7h30 esperando algum coletivo das linhas 2460, 401A,ou 2480 e nada. Essa empresa não tem nenhuma fiscalização pelo órgao competente, os carros estão quebrados, ao lado da cadeira do trocador na frente pinga goteira quando chove e só anda lotado. Como fica o dia do funcionário que teve de voltar para casa por falta do coletivo, quem pagará a falta no nosso salário?”, questionou a professora Norma Aparecida Menezes, de 42.
Confira algumas das linhas afetadas:
0402
0403
002A
002B
101A
101B
101C
101D
401A
401C
401D
474
510
570
2290
2380
2381
2480
2460
Balanço
Segundo dados da TransCon, referentes ao boletim das 17h, os ônibus das linhas 570, 101B, 101D, 474, 401C, 401D e 510 não fizeram nenhuma viagem nesta segunda. Já as linhas 002A (81,67%), 0403 (95,65%) e 003A (90,24%) fizeram quase todas as viagens programadas para esta segunda-feira.
A Transcon informou, ainda, que acompanha a negociação entre a Transimão e os funcionários, e espera "rápida solução entre empresa e empregados". A empresa que gerencia o trânsito em Contagem afirmou em nota que não foi comunicada previamente da paralisação e que "já oficializou a empresa Transimão a prestar esclarecimentos adotados para regularizar o serviço".
Por volta de 18h, o serviço foi normalizado.
Atualizada às 20h38.