Tiradentes. Com o objetivo de fomentar setores de gastronomia, moda, design, audiovisual e música, o governo do Estado e a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) lançaram, durante a 18ª edição do Festival de Gastronomia e Cultura de Tiradentes, o Programa Codemig de Incentivo à Indústria Criativa, que engloba uma série de editais de desenvolvimento de ações inéditas desses setores.
A cerimônia de lançamento do projeto aconteceu na noite deste sábado. De acordo com o presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, a economia criativa gera emprego, renda e sustentabilidade. A expectativa é que, até o fim de 2018, sejam investidos mais de R$ 20 milhões em iniciativas, com geração de empregos.
As iniciativas desenvolvidas vão englobar toda a cadeia produtiva da indústria criativa, tendo como eixos a criação e produção de negócios e projetos criativos, comercialização e empreendedorismo, infraestrutura e mão de obra, além de distribuição e exibição, formação de público e consumo.
Olavo Machado Junior, presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), explica que o modelo econômico atual é marcado por inovações, uma das maneiras também de driblar a crise econômica. “Temos um problema a ser vencido. Empresas e indústrias sofrem, mas ainda assim existe mercado e oportunidades que podemos desenvolver, mesmo com a crise. O Brasil continua sendo a sétima economia do mundo, precisamos criar mais oportunidades e emprego. Estamos dando mais velocidade a esse programa de indústria criativa”, disse.
Um dos focos do projeto, de acordo com Angelo Oswaldo, secretário de Estado de Cultura, é transformar Minas em um grande pioneiro de produção audiovisual. “Queremos colocar o Estado na linha de frente do audiovisual e que todos os produtores mineiros tenham condições de crescer aqui. É um impulso para a economia”.
Para esse programa pioneiro, estão sendo mobilizados parceiros como Sebrae-MG, Fiemg e Fecomércio-MG.
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Editais. Nesta terça, dois editais serão lançados, um de fomento à produção audiovisual e outro de apoio à gastronomia, com recursos de R$ 1,5 milhões. Eles estão no site www.codemig.com.br.
FOTO: Afonso Hatem |
Desenvolvimento. Presidente da Codemig destacou criação de empregos por meio da economia criativa |
Minientrevista
‘Vamos fazer chegar ao interior esse potencial de desenvolvimento’
Marco Antônio Castello Branco - Presidente da Codemig
O programa criado pela Codemig vai incentivar diversos outros setores da economia de Minas Gerais. Ele seria uma resposta à crise econômica vivenciada no Brasil?
É uma das respostas que o governo de Minas está dando para motivar a economia em setores importantes, como moda, gastronomia e audiovisual, toda aquela indústria que depende da criatividade.
Na prática, como a ajuda será ofertada aos projetos?
Estamos lançando alguns editais públicos, com investimento de R$ 20 milhões no setor público, até o fim de 2018. Na gastronomia, por exemplo, os incentivos serão aos diversos festivais e aos territórios gastronômicos que o Estado tem. Vamos fazer chegar ao interior de Minas Gerais esse potencial de desenvolvimento de economia criativa.
O Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que neste ano chegou a sua 18ª edição, serve de exemplo para outras regiões do Estado? Como o senhor avalia o potencial do evento?
O festival é de renome nacional e internacional. É um exemplo que todos os outros quatro territórios devem seguir na programação, organização e manifestações econômicas.
*A repórter viajou a convite do evento