Saúde

Medicamento para tratamento da Covid-19 é oferecido gratuitamente na rede SUS-BH

O remédio, fabricado pela Pfizer, foi adquirido e repassado para a capital pelo Ministério da Saúde

Por Juliana Siqueira
Publicado em 19 de janeiro de 2023 | 18:00
 
 
 
normal

O Paxlovid, medicamento utilizado para o tratamento contra a Covid-19, já é oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) na rede SUS-BH, sob prescrição médica. O remédio, fabricado pela Pfizer, foi adquirido e repassado para a capital pelo Ministério da Saúde. Em novembro do ano passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a venda do medicamento no Brasil.

O Paxlovid deve ser usado por pessoas acima de 65 anos ou maiores de 18 anos imunossuprimidas. A indicação do medicamento é para o tratamento dos pacientes que apresentam um quadro leve ou moderado de Covid-19 e que têm risco aumentado de progressão para o nível grave.

“De segunda à sexta-feira, o paciente ou o responsável que estiver com a prescrição médica (receita) indicando o tratamento com o Paxlovid, pode solicitar o medicamento em um dos 152 Centros de Saúde da capital. Nos finais de semana e feriados, o paciente ou responsável por ele deve comparecer à URS Sagrada Família, localizada na rua Joaquim Felício, 101, Sagrada Família, de 8h às 12h ou de 13h às 17h”, informa a Prefeitura de Belo Horizonte.

Para solicitar o medicamento, é necessário apresentar receita médica em duas vias, com a indicação correta, além do formulário de prescrição preenchido pelo médico. Também é preciso ter em mãos o exame positivo para a doença, laudo assinado por profissional de nível superior ou resultado (PCR detectável ou TRAG reagente) e documento de identidade do paciente e de quem for retirar o remédio.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!