Começa a circular, na primeira quinzena de agosto, os novos trens que farão a ligação de Belo Horizonte a Vitória. Os novos trens foram fabricados na Romênia e embarcaram no porto de Vitória no final de 2013. Com mais conforto e segurança, não haverá alteração no preço da passagem. Serão, ao todo, 56 novos carros, sendo dez executivos (R$ 91) e 30 econômicos (R$ 58).
Os carros da classe executiva ganharão mais espaço. Antes com quatro poltronas por fileira, os carros passam a ter somente três, com direito a som e iluminação individual. O ar condicionado passa a atender toda a locomotiva (o que impede a abertura das janelas), que também oferecerá pontos de energia elétrica acessíveis aos passageiros em toda a sua extensão. O investimento foi de cerca de U$ 80 milhões.
A Vale, responsável pela ferrovia, ainda estuda o destino para os trens antigos. Segundo Paulo Curto, gerente de operações do trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas, eles poderão ser enviados para atender às atividades de mineração no continente africano.
Sobre a Estrada de Ferro Vitória a Minas:
- 664 km de percurso completo
- 30 pontos de embarque e desembarque
- 42 municípios atendidos
- 1 milhão de passageiros transportados por ano (média histórica)