Foi inaugurada nesta quinta-feira (22) a nova sede do projeto Miguilim, da Secretaria Municipal de Assistência Social de Belo Horizonte, que atende crianças e adolescentes de rua durante o dia. Agora o centro passa a funcionar no Castelinho da Floresta, tradicional edifício na rua Varginha, na região Leste da capital.
O prédio, de relevância histórica para a cidade, foi totalmente restaurado por meio de uma parceria entre a PBH e o Instituto MRV, organização sem fins lucrativos. O imóvel pode ser visto da linha de metrô, por onde já passavam os trens que chegavam à Estação Central.
A reforma do prédio incluiu a restauração da fachada, a recuperação do telhado e do gradil, bem como de todos os espaços internos, com reparos estruturais e acabamento em geral. Com amplas instalações, salas para oficinas, telecentro, refeitório e vestiários, o novo endereço está plenamente adequado para o atendimento ao público.
O projeto de restauração foi elaborado de forma a garantir o bem estar dos usuários, inclusive com a instalação de um elevador para propiciar o acesso de pessoas com necessidades especiais a todos os níveis da edificação. A obra foi acompanhada pela Fundação Municipal de Cultura (FMC) para garantir a preservação das características do edifício tombado, construído em 1918 em estilo eclético com inspiração art nouveau.
Atendimento
O Miguilim oferece acolhimento, escuta qualificada, estudo de casos, articulação com os órgãos de defesa da criança e do adolescente, as políticas setoriais e a rede assistencial, além de atividades lúdico-pedagógicas, oficinas de arte, cultura e esporte, como percussão, fotografia e capoeira, alimentação e local para higienização pessoal para crianças e adolescentes em situação de rua. Atualmente, o serviço é executado em parceria com a Adra.
O Miguilim tem como objetivo criar estratégias que ajudem no processo de saída das crianças e adolescentes das ruas e contribuam para a sua reintegração ao convívio familiar e comunitário. As ações são baseadas no diálogo e na coparticipação dos adolescentes em projetos de superação da situação de rua. O acesso ao serviço pode ser espontâneo ou por encaminhamento dos órgãos de defesa de direitos.
De acordo com o prefeito Marcio Lacerda, a nova sede do Miguilim é o resultado da união de diversos parceiros e valores que, juntos, oferecem uma nova perspectiva para as crianças e adolescentes que são atendidas. “É um momento muito feliz para Belo Horizonte e um trabalho desafiador para que os jovens usufruam de uma juventude saudável e de perspectiva de futuro”, destacou.