Que o Carnaval de Belo Horizonte deste ano bateu recordes não é nenhuma novidade, mas, nesta sexta-feira (20), a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) divulgou que estimativa oficial é de que a cidade recebeu 1,5 milhão de foliões, sendo 900 mil somente nos 177 blocos de rua que foram cadastrados pela Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur).
Ainda conforme o executivo municipal, a Belotur promoveu 289 atrações no período, sendo 92 apresentações artísticas nos 13 palcos distribuídos pelo município e 18 DJ's do palco da Savassi, na região Centro-Sul. As ruas da cidade foram tomadas desde o dia 7 de fevereiro pelos 177 blocos, entre eles o Baianas Ozadas, que surpreendeu a todos com mais de 100 mil pessoas.
Na avenida Afonso Pena, nove blocos caricatos desfilaram para 20 mil pessoas na segunda-feira (16) e, no dia seguinte, outras 30 mil prestigiaram os desfiles das seis escolas de samba da capital.
FOTO: PBH/DIVULGAÇÃO |
Veja a tabela detalhada sobre a estimativa dos públicos |
Ainda de acordo com a PBH, somente durante os dias da festa foram gerados cerca de 4.700 mil postos de trabalho temporários por meio das quatro empresas produtoras envolvidas na organização e operação da festa. Foram pessoas trabalhando no apoio nos palcos, camarins, área de convidados, técnicos de sonorização, cenografia, segurança, brigadistas, carregadores, recepcionistas, assistentes de produção entre outros profissionais. No comércio eventual, também cadastrados pela Belotur, foram gerados 1.180 postos.
“Os resultados inserem Belo Horizonte na agenda nacional da folia, nos principais carnavais de rua do Brasil e ao mesmo tempo passa a ser reconhecido como o maior evento da capital mineira. Está consolidado como um Carnaval seguro, familiar, democrático e de graça,” avalia o presidente da Belotur, Mauro Werkema.
O investimento na folia foi de R$ 5,5 milhões, entre recursos próprios e de patrocinadores. O valor foi 2,6 vezes maior do que o montante aplicado em 2009, quando foi disponibilizado R$ 1,5 milhão para a festa. Pelo segundo ano consecutivo, a cerveja Skol foi a patrocinadora oficial do Carnaval de BH, que também conta com o patrocínio da TIM e do Governo de Minas, com subsídio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Até o próximo domingo (22), quando ainda haverão outros blocos em BH, serão realizadas 9.200 instalações de banheiros químicos. Foram disponibilizadas 1800 cabines por meio de cinco fornecedores.
Ocupação em hotéis caiu
Apesar do aumento significativo dos foliões na capital mineira, uma análise feita pelo Observatório de Turismo da Belotur indica que houve uma redução na taxa média de ocupação em hotéis durante o período do carnaval de 2015. Isso teria ocorrido devido ao incremento de 37 novos estabelecimentos do tipo desde a realização da Copa do Mundo, em 2014.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-BH), a média de ocupação foi de 39%, com uma diária média de R$ 192. Em 2014, o índice foi de 57% com uma média de diárias a R$ 232.
Já a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MG) afirma que houve um crescimento médio do movimento de 70% nos bares e restaurantes em relação ao carnaval de 2008. Em relação ao ano passado o aumento foi de 30%, sendo maior nos estabelecimentos próximos aos palcos e nos percursos dos blocos de rua.
As regiões com maior aumento no consumo foram o Centro e a Savassi. No bar Barba Azul, na avenida Getúlio Vargas, o incremento chegou a 100%. Os bares mais distantes das folias também registraram um aumento médio de 10%.
Durante o período, nenhuma ocorrência policial grave aconteceu, ainda de acordo com a PBH, sendo que foram registradas 55 ocorrências, com furto e roubo entre as principais causas. Não houve danos ao patrimônio e foram empenhados 4.070 policiais durante a festa.