O turismo em Belo Horizonte vem ganhando destaque na imprensa internacional. No ultimo mês foram publicadas na revista Bar Business Magazine e nos sites Lucire e The Tasting Panel, de Los Angeles, notícias que ressaltam, além dos pontos turísticos, a cultura e a culinária da cidade, com destaque para os bares.
"Belo Horizonte surpreende com a cultura, o corpo e a alma. Joia escondida: Horizonte encontrado”, exalta um dos textos.
As reportagens são resultado de ações de internacionalização, uma parceria entre Belotur e Embratur, que proporcionou a visita de jornalistas norte-americanos à capital em maio deste ano.
Em cinco dias de programação, os repórteres puderam explorar a gastronomia da capital em bares e restaurantes típicos de comida mineira. O grupo se interessou pela cachaça e teve a oportunidade de experimentar vários drinks baseados na bebida, especialmente a caipirinha. Houve ainda visita e degustação em uma fábrica de cerveja artesanal.
A cachaça ganhou as páginas da revista Bar Business Magazine, que traz receitas, curiosidades e destaques de vários estabelecimentos locais. O texto aborda a vida noturna na cidade e a geração inovadora que idealiza os drinks e coquetéis que fazem a diferença na capital mineira.
No site Lucire, a jornalista Elyse Glickman destaca aspectos da cultura mineira, gastronomia, compras, vida noturna e a vivência em Belo Horizonte. Ela, inclusive, compara a capital mineira a Chicago e Dallas, cidades dos Estados Unidos.
A matéria cita Belo Horizonte como uma nova forma de se fazer turismo no Brasil. “O conhecido Rio tem praias sensuais, montanhas majestosas, moda glamorosa e os Jogos Olímpicos de 2016, mas Belo Horizonte surpreende com a cultura, o corpo e a alma. Joia escondida: Horizonte encontrado”, diz um trecho da matéria.
Outro trecho da matéria fala sobre a oportunidade de conhecer a capital mineira. “A cidade agora se destaca como um diamante bruto, em construção. (...) não há tempo melhor como o presente para ver o Brasil real além de cartões postais e comerciais de televisão”.
A jornalista ainda faz referência à moda e aos hábitos de compras e cita o bairro de Lourdes e os inúmeros estilistas mineiros e belo-horizontinos que ditam tendências no Brasil. Sobre a gastronomia, menciona vários estabelecimentos e traz detalhes sobre a experiência de sabores experimentados. O Mercado Central e Edifício Maleta continuam como referências neste quesito.
O site The Tasting Panel, por sua vez, apresenta BH como uma inspiração para os profissionais que viajam para encontrar novas tendências para bares e estabelecimentos. A matéria traz dicas para os profissionais se orientarem na hora de buscar as tendências da cachaça em Belo Horizonte. “A cidade conta com mais de 18.600 bares e restaurantes, superando o Rio de Janeiro e São Paulo”, de acordo com a matéria, que mostra dicas e curiosidades locais, além de receitas que incluem a cachaça.
Presstrip
Os jornalistas norte-americanos estiveram em Belo Horizonte em maio deste ano. Os cinco dias de programação resultaram da parceria entre a Belotur e a Embratur. No roteiro estavam a Serra do Curral, o Complexo Moderno da Pampulha, o Mineirão, o Circuito Cultural Praça da Liberdade e o Mercado Central, além de uma visita ao Centro de Arte Contemporânea Inhotim, em Brumadinho.