Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Novatos mineiros entre os destaques do Congresso 

Entre os “cabeças”, os deputados Marcus Pestana (PSDB) e Júlio Delgado (PSB) também são novidades

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
PUBLICADO EM 02/09/15 - 03h00

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou nesta terça a lista dos parlamentares “cabeças” e em “ascensão”. Entre as novidades da lista de 2015, estão dois mineiros que cumprem seus primeiros mandatos.

Ex-governador de Minas, o senador Antonio Anastasia (PSDB) foi colocado como um dos “cabeças” da Casa neste ano. Segundo o Diap, o tucano é um “formulador” – estilo de parlamentares que “se dedicam à elaboração de textos com propostas para deliberação. Normalmente são juristas, economistas ou pessoas que se especializaram em determinada área, a ponto de formular sobre os temas que dominam”.

Outro estreante que apareceu no levantamento do Diap foi o deputado federal Marcelo Aro (PHS), que é colocado como um dos parlamentares no nível de “ascensão”. Segundo a entidade, essa categoria abrange os políticos que “vêm recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbindo bem delas. Estão também nessa categoria os parlamentares que têm buscado abrir canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do Parlamento”.

Entre os “cabeças”, os deputados Marcus Pestana (PSDB) e Júlio Delgado (PSB) também são novidades. Eles, junto de Anastasia, agora aparecem em companhia de Aécio Neves (PSDB), Paulo Abi-Ackel (PSDB), Lincoln Portela (PR) e Domingos Sávio (PSDB), que já integravam a categoria em edições passadas do levantamento. Já em “ascensão”, além de Aro, estão os deputados Leonardo Quintão (PMDB), Reginaldo Lopes (PT) e Jô Moraes (PC do B).

Sintram se manifesta

A assessoria de imprensa do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram) enviou nota, nesta terça, se posicionando sobre reportagem do jornal “O Globo”, também repercutida por O TEMPO, que mostrava que uma antiga empresa de consultoria do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), recebeu R$ 1,1 milhão da entidade. O Sintram afirmou que “os serviços foram efetivamente prestados (pela empresa OPR Consultoria Imobiliária) e consistiram em avaliações patrimoniais de empresas associadas ao sindicato. Estas avaliações foram realizadas para atender exigências dos bancos para aprovação de operações financeiras e validar as remunerações de investimentos das empresas em seus contratos de concessão”.

Insatisfação no IMA

A permanência de quadros do PSDB no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) deflagrou uma grave crise no órgão. Em função dos cortes orçamentários e da necessidade de redução da máquina, os servidores cobram a imediata exoneração de comissionados remanescentes dos governos tucanos. Porém, o diretor geral do IMA, Márcio Botelho, cedido pelo Ministério da Agricultura, insiste na manutenção de nomes do governo passado. Com a resistência do mandatário, que enfrenta forte oposição, os servidores decidiram deflagrar uma greve geral. O movimento foi contido com a intervenção do ex-diretor geral da entidade Altino Rodrigues. A crise no IMA, braço da Secretaria de Agricultura, contrasta com os bons desempenhos apresentados, neste início de governo, pelas coirmãs Emater, Epamig e Ruralminas.

FOTO: ANTONIO CRUZ/AGÊNCIA BRASIL
01
A luta é contra a PEC 471

Protesto. Titulares de cartórios e concursados que trabalham na área realizaram uma manifestação na manhã desta terça, em frente ao Congresso. A luta é contra a PEC 471, que efetiva interinos e que assumiram cartórios após a Constituição, sem, portanto, prestarem concurso público. A PEC efetiva 7.828 titulares de cartórios que, entre 1988 e 1994, assumiram vagas ou foram transferidos para outras serventias sem prestar concurso e que hoje exercem a atividade de forma interina.

R$ 24 mil É O VALOR que o Senado Federal empenhou para a compra de 85 botinas de segurança. Os itens serão usados pelos policiais legislativos da Casa.

PEN e PSC punidos

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) impôs ao PEN e ao PSC a perda de 10 minutos do tempo na propaganda partidária no primeiro semestre do ano que vem. Os partidos descumpriram a regra que obriga destinar 10% do tempo total da propaganda partidária para promover a participação das mulheres na política. Nos dois casos, a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), que representou contra as siglas, defendeu que a propaganda “deve convocar as mulheres a se filiarem ao partido ou mostrar como o partido se posiciona quanto à integração de mulheres em seus quadros”.

Vargas ‘tirano’

O tradicional jogo “Super Trunfo”, que, nas versões mais vendidas, compara atributos de veículos, tanques e aeronaves, lança, agora, a sua versão “Tiranos”. Nela, estão distribuídos 32 ditadores e governantes colocados pelos pesquisadores em oito grupos, como monarcas, fascistas e comunistas. Na nova edição, a marca estampa a figura de Getúlio Vargas como um dos tiranos. O jogo aponta o brasileiro como um “fascista clerical”, que possui laços com a igreja. Os dados que constam na carta de Getúlio, no entanto, são polêmicos, o apontando como responsável pela morte de 5.000 pessoas.

Rádio Super

O que achou deste artigo?
Fechar

Novatos mineiros entre os destaques do Congresso 
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Log View