O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Café da manhã com gostinho de feito em casa

Além de ser opção muito saborosa, primeira refeição do dia produzida artesanalmente é uma alternativa saudável e um ótimo convite para levar toda a família para a cozinha

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
szsfd
Reforçado. Casa oferece opções de café da manhã com iogurte e ovos mexidos
PUBLICADO EM 12/11/17 - 03h00

A vida moderna e urbana trouxe uma série de facilidades para quem não tem muito tempo de se arriscar na cozinha: é possível, por exemplo, preparar um café a partir de uma cápsula e comer um pão de queijo depois de assá-lo por alguns minutos no forno micro-ondas. O lado negativo dessas comodidades é que o excesso do consumo de produtos industrializados pode fazer mal à saúde em longo prazo. Além, é claro, de ser perceptível a diferença de sabor entre um alimento processado e um natural, como no caso do suco de caixinha e do feito em casa.

Como é praticamente impossível preparar todas as refeições diárias durante a semana inteira, o Gastrô conversou com chefs que ensinam receitas para fazer, pelo menos num desses dias, um café da manhã digno de um rei – ou rainha. Assim, basta eleger um dia, como hoje, e reunir a família para botar a mão na massa – literalmente.

Quando se pensa na primeira refeição do dia, o pão é o primeiro a vir à cabeça. Para fugir do típico francês, a chef-proprietária da Madre Pães Artesanais, Cristina Kiestemann Chiodi, ensina o pão de campanha, que, ao contrário do pãozinho de padaria, feito com fermento biológico, leva fermento natural. Cristina explica que esse tipo de fermento pode ser feito em casa a partir da combinação entre farinha e água. “Essa é uma técnica muito antiga, utilizada para fazer pão. O fermento natural opera de maneira mais lenta que o biológico, pois ele quebra a farinha de forma diferente, o que é muito bom para a saúde. Pessoas que têm problemas com fermento biológico, por exemplo, podem consumir pães com fermentação natural”, comenta Patrícia.

Outro quitute que não pode faltar em uma mesa de café da manhã caprichada é o bolo, especialmente sem recheio ou coberturas pesadas. O bolo de iogurte é uma boa opção para quem deseja saborear uma iguaria de massa leve. “O preparo é bem rápido e fácil. O único segredo para fazê-lo é mexer a massa delicadamente”, observa a proprietária da Bolo Nosso, Maria Clara Magalhães de Santana.

E é claro que o tradicional pão de queijo também deve estar na mesa de café da manhã do mineiro. São várias as formas de se preparar o quitute, mas Ivagner Ferreira, queijeiro e proprietário da Cafeteria da Fazenda, explica que a legítima receita mineira deve ser preparada com queijo canastra ou do serro. “Eles têm o sabor mais forte, com uma personalidade mais marcante”, pontua ao destacar: “Nós usamos fécula de mandioca, o que faz com que o pão de queijo fique mais massudo”, diz.

Para acompanhar. O pão de queijo, o bolo e o pão são deliciosos puros, mas, acrescidos de manteiga ou geleia, ficam ainda mais saborosos. E ambas as receitas são superfáceis de se fazer. Para preparar a manteiga, por exemplo, é necessário um único ingrediente: o creme de leite. Chef do Guaja Casa, Pedro Mendes explica que basta colocar o creme de leite em uma batedeira. “Ela separa a gordura do leitelho. A gordura formada é a própria manteiga”, explica. O tempero fica a gosto de quem a prepara, mas Mendes dá algumas dicas: “Pode colocar sal, pimenta, limão...”, destaca. A manteiga não é comercializada no Guaja Casa, mas lá são vendidas outras delícias no café da manhã, como iogurte natural, panqueca e ovos mexidos.

Assim como a manteiga, é possível “brincar” com os sabores da geleia. Bárbara Corrêa de Campos, proprietária-chef da Provençal Gourmet, descobriu, depois de “pegar as frutas disponíveis na casa da sogra”, que a combinação de maracujá com banana era ótima. “Todo domingo, eu preparo uma panqueca para comer com geleia. Criei o sabor, e ele ficou muito bom, tanto é que resolvi colocar para vender”, diz a chef.

Para acompanhar todas essas delícias, além do tradicional cafezinho, um suco natural cai bem. Júnia Kuick, proprietária do Néctar da Serra, recomenda um preparo de cenoura, laranja e maçã ou o tradicional suco verde. “A grande vantagem do suco natural é que não há necessidade de acrescentar açúcar nele”, pontua. Ela acrescenta, ainda, que o ideal é começar o dia se hidratando com água e, depois de 15 minutos, ingerir o suco. “Assim, o organismo absorve mais facilmente todos as vitaminas presentes na bebida”, conta.

FOTO: Bárbara Kaucher/divulgação
sa

Bolo de iogurte, da Bolo Nosso

Ingredientes:

3 ovos 170 g de iogurte natural integral ou desnatado

1/2 xícara de óleo vegetal

1 e 1/5 xícara de açúcar refinado

2 xícaras de farinha de trigo

1/2 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo:

Unte e enfarinhe a forma. Preaqueça o forno a 180°C. Bata os ovos, iogurte, óleo e açúcar no liquidificador. Transfira para um bowl e acrescente a farinha. Misture com o auxílio de um fouet até que a farinha seja totalmente incorporada à massa. Acrescente o fermento em pó e misture delicadamente. Leve ao forno a 180°C por 50 minutos. Desenforme o bolo, pincele um pouco de leite na superfície dele e finalize com açúcar cristal e canela.

FOTO: Denilton Dias
a

Pão de queijo, da Cafeteria da Fazenda

Ingredientes:

600 g de polvilho azedo

100 g de fécula de mandioca

15 g de sal

400 mL de leite

350 g de queijo canastra curado

200 g de margarina

3 ovos inteiros

Modo de preparo:

Rale o queijo na parte mais grossa do ralador. Coloque o polvilho azedo, a fécula e o sal num recipiente e misture. Coloque em uma panela o leite e a margarina e leve ao fogo médio até ferver. Quando o leite e a margarina levantarem fervura, escalde o polvilho e a fécula na panela. Depois, acrescente o queijo e mexa bem a massa até soltar totalmente nos dedos. Espere massa esfriar e acrescente os ovos. Leve ao forno a 180º C por 40 minutos.

FOTO: Denilton Dias
sf

Suco verde, do Néctar da Serra

Ingredientes:

5 folhas de rúcula

5 folhas de agrião

1 unidade de brócolis cru

1 colher (chá) de mel

Suco de 3 laranjas

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador junto com o suco de laranja e coe. Sirva em seguida.

FOTO: Madre Pães/divulgação
z

Pão de campanha, da Madre Pães

Ingredientes:

375 g farinha branca

100 g de farinha de centeio

25 g de farinha integral

150 de fermento natural

350 g de água gelada

12 g de sal

Modo de preparo:

Em uma tigela grande, misture a água e as farinhas. Mexa até obter uma mistura homogênea. Deixe descansar por uma hora. Junte o fermento natural e amasse até obter uma mistura homogênea. Acrescente o sal e sove até que a massa pare de grudar na bancada. Deixe a mistura descansar em uma caixa tampada por duas horas. Retire a massa da caixa e modele um filão. Deixe descansar em um pano limpo enfarinhado por uma hora e meia em temperatura ambiente. Preaqueça o forno a 220°C por 20 minutos, preferencialmente com uma pedra de pizza. Faça um corte sobre o pão com um faça para permitir que ele abra. Asse por 40 minutos até que a casca esteja dourada.

FOTO: Bárbara Campos/divulgação
sdf

Geleia de banana com maracujá, da Provençal Gourmet

Ingredientes:

500 g de banana sem casca

125 g de polpa de maracujá

1/2 limão-taiti

500 g de açúcar cristal

50 mL de água

Modo de preparo:

Corte as bananas em rodelas. Cozinhe-as com maracujá, o suco de limão e a água por 15 minutos. Acrescente o açúcar e mexa até derreter. Cozinhe por 20 minutos e retire a espuma. Armazene em geladeira.

FOTO: Pedro Mendes/divulgação
nnn

Manteiga, por Pedro Mendes

Ingredientes:

600 mL de creme de leite

Modo de preparo:

Coloque o creme de leite na batedeira e bata bater até ficar denso como a manteiga. Cubra a batedeira com um pano de prato para que leitelho não espalhe. Após cerca de cinco minutos, a gordura do creme de leite vai se separar da parte líquida, transformando-se numa massa firme e amarela. Transfira a manteiga para uma peneira forrada com um pano tipo Perfex para terminar de escorrer. Seque a manteiga com papel-toalha e transfira para uma manteigueira ou embale em papel-manteiga.

Dica de preparo:

tempere com flor de sal, ervas ou limão

Serviço

Bolo Nosso. Rua Montes Claros, 207, Carmo, (31) 3586-0086

Cafeteria da Fazenda. Rua Montes Claros, 752, Anchieta, (31) 3324-7770

Guaja Casa. Av. Afonso Pena, 2.881, Funcionários, (31) 2127-1517

Madre Pães Artesanais. Rua Oriente, 665, Serra, (31) 98989-0275

Néctar da Serra. Av. Bandeirantes, 1.839, Cruzeiro, (31) 3281-1466

Provençal Gourmet. Encomendas pelo telefone (31) 99917-3734

O que achou deste artigo?
Fechar

Café da manhã com gostinho de feito em casa
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter